THIS IS

PORTUGAL

Portugal
Um dos meus países preferidos no mundo. Primeiro pela identidade histórico-cultural, mas também pela literatura, pelos sujeitos, pela poesia, pela proximidade das cidades que aos poucos vão se abrindo e revelando tudo isso.
Há um ar poético em Lisboa, em Porto, no Douro, no Alentejo, no Algarve. São lugares ímpares em geografia, em história.
É muito bom saber que o Brasil, como um país continental, com tanta riqueza cultural oriunda de muitos lugares do mundo, traz fortemente essa sintonia com Portugal em sua contemporaneidade.
Ainda que sejamos mais italianos e japoneses do que propriamente portugueses, nossa história estará marcada pela eternidade.
Portugal é um país para se conhecer, e voltar muitas vezes.
Da gastronomia à poesia de Fernando Pessoa, é tudo muito simples e encantador.
Conheça Lisboa a partir do Chiado, da Rua da Misericórdia, do moderno e animado Mercado da Ribeira, passe pela histórica Praça do Comércio à frente do Tejo.
Conheça os novos nomes da Gastronomia nacional como Alexandre Silva, Merlene Vieira, Miguel Lafan, entre tantos outros.
Portugal, é para viver intensamente! 

Free Tour em Lisboa

dica imperdível para quem vai conhecer Lisboa. Os Free Tours são passeios gratuitos que qualquer pessoa pode fazer. Conduzidos por um guia, os passeios que fiz em Londres e Lisboa foram fantásticos e custaram menos de 10 euros. Há vários sites com free tours, você pode fazer a inscrição para um tour em inglês, espanhol, português, ou simplesmente se juntar a um grupo quando encontrar o guia com o guarda chuva como o da foto. 

Em Lisboa, o tour começou na praça Camões no Chiado e foi em direção a Belém, com direito ao guia auxiliar no pagamento do transporte do trem até Belém. Excelente a inciativa do guia Pedro. 

O tour passou pela famosa casa do pastel de belém, mosteiro dos Jeronimos, Monumento dos Descobridores e Torre de Belém. Por mais que eu já conhecesse esse passeio, ter feito o free tour valeu muito a pena, pois pude rever tudo isso auxiliado por um guia, que contou muito sobre a história da cidade e principalmente me fez ver detalhes do mosteiro, da torre que não conhecia. Nota 10!

www.fretours.com

mas se você não fez a inscrição, vá até a praça do Chiado ou em frente ao Café Brasileira (do Fernando Pessoa) e veja vários dos guarda-chuvas como o da foto acima e junte-se a eles.

Chefs renomados, preço de estudante

para os gulosos de plantão (eu sou um de carteirinha), uma excelente opção gastronômica em Lisboa é o Mercado TimeOut que fica no Mercado da Ribeira, em frente ao Cais do Sodré. 

O antigo mercado de peixes foi totalmente reconstruído para abrigar um grande parque gastrônomico, super bem organizado e bonito de ver. 

Chefs renomados possuem cardápios específicos para atendimento no balcão, entre eles Marlene Vieira, Miguel Lafan, Henrique Sá Pessoa, entre outros que fazem história na nova gastronomia portuguesa.

Vale a pena conhecer o local, pagar um precinho e provar um montão. Nos cardápios, há comida oriental, doces franceses, pizzas, carnes especiais, e claro muitas opções da nova e da tradicional gastronomia portuguesa.

anota aí algumas sugestões: polvo a lagareiro, bacalhau a brás, buchecha de porco, leitão confitado, e de sobremesa um belo pudim do abade.

o mercado abre todos os dias das 10h da manhã até as 23h.

Por do Sol na Ribeira da Naus

O quiosque mais badalado de Lisboa fica em frente ao Tejo e possui um por do sol impressionante.

Dezenas de pessoas pegam seu lugarzinho ao sol, sentando-se nas diversas cadeiras que o quiosque disponibiliza para seus clientes.

É hora de tomar um chope imperial, ou um porto tônico e desfrutar da mais conhecida e linda vista da cidade.

Como os portugueses gostam de brincar, somente em Lisboa você estará de frente para São Francisco e o Rio de Janeiro, fazendo referência ao cristo redentor e a ponte 25 de abril que realmente lembra a Golden Gate.

Uma caneca de chope custa $5, euros. Há opções de salgados, diversas bebidas, inclusives cafés. 

O quiosque está sempre cheio nos horários do por do sol, no inverno ou no verão. A foto acima foi em janeiro, 2018. Em pleno inverno e teve dias de sol lindo.

Fica na estrada da Ribeira, saindo da praça do comércio à direita. A região é entre a praça do comércio e o Caís do Sodré. Da para ir a pé de um para o outro traquilamente.