top of page

Ópera de Arame: Mostra reconhece o legado do “poeta das estruturas” Domingos Bongestabs

  • Foto do escritor: @paespelomundo
    @paespelomundo
  • 1 de abr.
  • 2 min de leitura

Atualizado: há 4 dias

IDEE realiza exposição aberta ao público até 31 de maio. Iniciativa exalta arquiteto que transformou Curitiba por meio de materiais que conectam passado e futuro.



Domingos Bongestabs (foto_Eduardo Macarios)
Domingos Bongestabs (foto_Eduardo Macarios)


Autor de muitas obras que marcam a paisagem e o imaginário curitibano, o arquiteto Domingos Bongestabs equilibrou modernidade e o respeito pelo meio ambiente para registrar seu percurso. Muito além de ter projetado algumas das edificações mais proeminentes de Curitiba, como a Ópera de Arame, a Universidade Livre do Meio Ambiente e a Praça 29 de Março, o “poeta das estruturas” fez da capital paranaense um exemplo de urbanismo e inovação.




Domingos Bongestabs (foto_Eduardo Macarios)
Domingos Bongestabs (foto_Eduardo Macarios)

Conectada à essa filosofia, que respeita a história e a inovação, a IDEE Incorporadora presta sua homenagem aos 332 anos de Curitiba com um tributo que não apenas comemora os marcos arquitetônicos da cidade, mas reconhece os visionários que ajudaram a esculpi-los. A agenda especial de aniversário contempla a exposição Sensibilidade Circular – Traços da Vida e Arquitetura de Domingos Bongestabs, aberta ao público de 30 de março a 31 de maio.


Além de exaltar as grandes realizações do profissional plural, a Mostra, organizada por André Nacli, apresentará projetos desconhecidos ou não construídos, assim como uma variedade de trabalhos sensíveis que incluem poesia, fotografia, desenhos e sua produção para gibis.



Colega de universidade, sócio e grande parceiro de Jaime Lerner, Bongestabs transcendeu a funcionalidade e incorporou o conceito de Arquitetura Urbana por meio de técnicas arrojadas em projetos que fortalecem a vida coletiva.



“Bongestabs é fundamental na criação do nosso atual imaginário de cidade. Ademais, seu trabalho esteve à frente do seu tempo em diversos sentidos: seja no uso de técnicas construtivas e materiais arrojados, seja através da preocupação com o meio-ambiente. Homenageá-lo e aprofundar o conhecimento sobre a sua trajetória faz parte da busca da IDEE por fortalecer a cultura urbana e nossos grandes talentos criativos de Curitiba”, comenta André Nacli, diretor da incorporadora.



praca-29-de-marco
praca-29-de-marco


Sobre Domingos Henrique Bongestabs


Nascido em Castro, Paraná, o renomado arquiteto e professor, formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1964, sendo integrante da primeira turma do curso. Posteriormente, especializou-se em Controle Ambiental na Arquitetura pela Universidade de Brasília (UnB) e em Arquitetura Bioclimática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).




universidade-livre-do-meio-ambiente
universidade-livre-do-meio-ambiente


Domingos Bongestabs transformou sua trajetória em um compromisso com a sustentabilidade. Através do design inteligente e a preservação de sua identidade visual, seus projetos tornaram-se símbolos de leveza.



Sobre a IDEE Incorporadora



A IDEE é uma incorporadora curitibana que nasceu do desejo de melhorar a qualidade de vida nas cidades, criando diálogos gentis entre os espaços públicos e privados, além de contribuir para a cultura local.



Idealizadora de projetos imobiliários que geram impacto positivo na capital paranaense, acredita na arquitetura como expressão humana e valoriza o trabalho de artistas de Curitiba e de todo o Brasil.



Autora de empreendimentos atemporais, como o Nomaa Hotel, Dsenho, Jardim, Casa Nomaa e Nomaa Offices.



Serviço:


Sensibilidade Singular - Traços da Vida e Arquitetura de Domingos Bongestabs


Onde: Galeria IDEE (Alameda Dom Pedro II, 439, Batel), Curitiba-PR


Quando: 29 de março a 31 de maio.


Mostra gratuita e aberta ao público.


Comments


Commenting on this post isn't available anymore. Contact the site owner for more info.
bottom of page