top of page
  • Foto do escritor@paespelomundo

AquaRIO: COMO É O MERGULHO NO MAIOR AQUÁRIO DA AMÉRICA LATINA

Uma experiência transformadora.



Eu nem imaginava que um dia poderia chegar perto de tubarões, arraias e tantos outras espécies. No AquaRio são mais de 15mil delas.

Com o retorno das operações em agosto/20, a reabertura do maior aquário da América Latina veio repleta de protocolos para proporcionar a mesma experiência incrível que é o contato com a vida marinha com maior segurança para os visitantes.

Boa parte dos protocolos já faziam parte da rotina e procedimentos do Aquário, que é um gigantesco empreendimento administrado pelo maior grupo de ecoturismo do Brasil, o Grupo Cataratas. Também responsável pelo EcoNoronha, Cataratas do Iguaçu, Marco das Três Fronteiras, o complexo Paineiras – Corcovado e também o BioParque que será lançado em breve.


No AquaRIO o tanque principal tem 26 mil m² de área construída e 4,5 milhões de litros de água, é o maior da América do Sul com 350 espécies diferentes em exposição. E eu entre dentro dele!!! Foi incrível.

Ao chegar fomos recebidos pelo encarregado de mergulho, o Alexandre Castanheiro, que nos orientou sobre todos os procedimentos começando com o reconhecimento do aquário, suas dimensões. Aos poucos fui sentindo familiaridade com o local, o movimento dos peixes e até mesmo o olhar de um enorme tubarão. Mas eu ainda estava do lado de fora...

Era preciso entender os procedimentos, as espécies que eu iria ver de perto, como me comportar, o percurso que deveria fazer e quanto tempo poderia ficar.


Fomos para uma sala onde o encarregado nos mostrou todos os materiais que usaríamos para este mergulho de snorkel. Das luvas a sapatilha. A roupa de mergulho em neoprene foi feita exclusivamente para o AquaRio por uma das maiores empresas do ramo, a Mormai.



Após vestir a roupa de mergulho, partimos para a primeira etapa na água:



Ainda com a porta fechada fazemos alguns testes com o snorkel, sempre com o olhar atencioso do encarregado de mergulho. Aos poucos, o Alexandre vai abrindo a porta e nos conduzindo para dentro do grande tanque.

Os primeiros minutos são de arrepiar. É inacreditável o quão próximo estamos de bichos enormes, os quais o Alexandre chama pelo nome, acredita? Rs.

O mergulho é guiado e é tão tranquilo que não dá vontade de sair mais de la 😂😅 Olha, se até eu mergulhei tenho certeza que você também consegue 🤣🤿Os minutos passam rápido.


A experiência da equipe e o silencio do mar vai nos trazendo aquela calma, aquela tranquilidade. Fiquei impressionado com a quantidade de arraias! De muitos tamanhos! Tinha até um peixe brigão que nadava contra a maré, rs.

Confesso que não sou dos mais aventureiros! E se eu consegui mergulhar, com certeza você também consegue.


O mergulho (flutuação) é permitido para crianças a partir de 12 anos. 

E na segunda parte desse passeio incrível, caminhei por túnel que passa dentro do aquário onde nadei. E ainda: exposição de conchas, Museu do Surfe com pranchas históricas, loja de lembranças do aquário e até praça de alimentação.



Dica: o túnel é um lugar lindo para fazer fotos!! Olha isso:
 


E a retomada gradual dessa que é uma das importantes atrações de ecoturismo do Brasil conta também com diminuição considerável no número de visitantes. A capacidade por hora era de 1000 por hora, agora são apenas 200.

Quem acompanhou nos stories do instagram @paesplomundo pode ver um pouquinho da emoção que é mergulhar nesse gigantesco Aquário.😍



bottom of page