top of page
  • Foto do escritor@paespelomundo

Com a participcão de restaurantes de vários lugares do Brasil, o Gastronomix encerra o Festival de Curitiba neste sábado e domingo

Gastronomix, o evento de música e gastronomia do Festival de Curitiba este ano, além do novo e bucólico endereço, à beira do lago da Universidade Positivo, em Curitiba, o Gmix terá cardápio especial para as crianças, entre as 27 opções de pratos.


carro branco no jardim e varios musicos em todos os lados. roupas coloridas chamam atenção
Rosa Armorial convida Daniela Spielmann e Carlos Malta.    


Preparados por alguns dos melhores restaurantes do Brasil, participarão da edição 2024, nos dias 6 e 7 de abril, das 11h30 às 18h, na UP Experience – Sala de Eventos: Caxiri, Babbo Osteria, Sichóu, Xapuri, Accademia Gastronômica, Asu, Tierra del Fuego, DUQ Quintana, Kazuo, Gelataio, Roberta Schwanke Gastronomie, Damarate, Buffet Brigadeiro. São cardápios com referências asiáticas, orientais, italianas, argentinas e brasileiras - um verdadeiro passeio gastronômico por diferentes culturas.


E o Gmix também está dentro do eixo amazônico que é um destaque do Festival de Curitiba este ano. “Também temos um chef que trouxe a Amazônia na bagagem”, adianta Celso Freire, o criador e curador do Gastronomix. Do restaurante Caxiri, a chef Débora Shornik traz de Manaus o "Pirarucu Puquecado” e o "Desfiado de Pato com Tucupi”. O cardápio terá também três opções vegetarianas e uma vegana, além das sobremesas.

Além das gostosuras que serve, o Gastronomix também mantém metas sustentáveis, valoriza os produtores locais e está de olho nos cuidados com o meio ambiente. Serão usados copos biodegradáveis, haverá a separação consciente do lixo e o reaproveitamento dos resíduos orgânicos em compostagem, uso de louça (para os adultos) e de talheres de bambu para as crianças.


prato branco com creme amarelo e picadinho de carne infantil
picadinho será um dos pratos do menu kids.

Este ano a Feirinha Mix também volta com força total. Serão 10 marcas locais, com produtos como louças, cutelaria, mel, aventais, cerâmica e literatura gastronômica.

A expectativa é receber três mil pessoas por dia e servir em torno de 7500 pratos. Com todos os cuidados na hora da produção e manutenção dos alimentos, o evento disponibilizará para os chefs participantes, por exemplo, um contêiner refrigerado de 12 metros para garantir a qualidade dos produtos usados pelos exigentes chefs que participam. “Estamos com uma demanda maior a cada edição, e este ano estamos mais rigorosos ainda. Teremos inclusive um SAC para rápida resolução de problemas técnicos, sem atrasar a vida de ninguém”, pontua Carol Teixeira, diretora de projetos do evento.

Aliás, ela dá uma dica muito bacana. “Este ano as pessoas poderão conhecer o cardápio antes, pela rede social do Gastronomix e já fazer a sua lista”.


A programação musical também está um show, com os melhores sons para acompanhar o almoço ao ar livre. Com curadoria de Marcela Zanette, a diversidade é um dos destaques da programação é: Piano de Cuia Convida Bruna Buschle, Manifesto Punk Jazz, Décio Caetano, Regional Roseira, Daniel Migliavacca Quarteto, Dirceu Leite - Cacique Instrumental, Julião Boêmio, no primeiro dia.


E no domingo (7), a música fica aos cuidados de Duo Gulin, Forró de Maravilha, Pedro Afara Project, Jazz Cigano Quinteto, Rosa Armorial convida Daniela Spielmann e Carlos Malta.    


Estrutura renovada – A cada ano, a produção do Gmix se debruça sobre os planos, e resultados do ano anterior, para aprimorar a experiência de quem escolhe passar seu dia com a família no evento. Em 2024, a harmonia com a natureza está garantida pelo belo espaço ao ar livre – além de área coberta –, com lugares para dar uma esticada na grama e curtir um som; estrutura móvel para facilitar a compra dos pratos e um novo sistema que vai garantir que ao chegar no quiosque a pessoa vai ter o prato escolhido, sem sustos. “Teremos mais pessoas espalhadas pelo ambiente para facilitar as compras e todos saberão quais pratos estão disponíveis em tempo real, para ninguém ficar na vontade”, ressalta Freire. “Escolhemos um local com uma estrutura incrível, arborizada e convidativa, com parte externa com gramado e coberturas”, garante.


Espaço kids e pets – Em 2024, a produção voltou mais olhares para as crianças, que terão um cardápio criado pelo Buffet Brigadeiro, dos chefs Isis Zaitter e Wagner Lopes, ao lado do espaço Kids. Eles vão preparar Nuggets artesanais, Mac&Cheese e Picadinho com Purê de mandioquinha.


O Espaço Kids continua aos cuidados do Muralzinho de Ideias, sucesso há anos no Gmix e não há de faltar atividades lúdicas que fazem a alegria dos pequenos. E, para completar, o já amado espaço pet do Gmix estará prontinho para receber os melhores amigos, com água fresca e petiscos saborosos.


Então, prepare-se, leve seu protetor solar, chapéu, bonés, tapetes, esteiras, os filhos e os cachorros para aproveitar cada momento. E deixe o resto com a equipe do Gastronomix!

Gastronomix é patrocinado por Chocolates #Weissburg, Thales Group, Universidade Positivo, Banco CNH Industrial e #NewHollandTherezópolis e Coca-Cola - #FEMSA.

Commenti


bottom of page