top of page

Com projeção de safra histórica, Famiglia Valduga celebra 150 anos de imigração com ações comemorativas

Foto do escritor: @paespelomundo@paespelomundo

Entre as iniciativas, grupo prepara eventos especiais, produtos exclusivos e a divulgação de histórias que contam a trajetória da empresa ao longo das gerações



Casa Valduga Cave de Espumantes
Casa Valduga Cave de Espumantes

Um sonho que iniciou em 1875, quando os primeiros imigrantes da Famiglia Valduga decidiram cruzar o oceano do norte da Itália ao sul do Brasil, completa 150 anos em 2025. Para celebrar esse marco, o grupo realizará uma série de ações especiais, que buscam resgatar e enaltecer a trajetória da família e a expansão dos negócios nos últimos anos, até se tornar uma das vinícolas mais apreciadas do Brasil.


O enólogo, gestor de novos negócios e persona do Grupo Famiglia Valduga, Eduardo Valduga, explica algumas das iniciativas que serão executadas ao longo do ano. “Teremos a realização de um grande evento comemorativo, o lançamento de produtos exclusivos para marcar os 150 anos, a divulgação de histórias inspiradoras de pessoas que fizeram parte da nossa trajetória e contribuíram para o crescimento do grupo ao longo dos anos, além de uma série de outras ações que deverão completar nosso calendário”, detalha.


Após um ano de desafios em 2024, o gestor ainda comenta sobre a projeção da safra neste ano comemorativo para a Famiglia Valduga. “Essa deverá ser uma das safras mais importantes dos últimos anos”, projeta Eduardo. Atualmente, o grupo concentra sua produção em três regiões ao sul do Brasil: Serra Gaúcha, Serra do Sudeste e Campanha.


Casa Valduga Encruzilhada
Casa Valduga Encruzilhada

Com o mote “O tempo molda o vinho, a história molda o legado!”, a identidade visual da comemoração ilustra a trajetória. O número "150" entrelaçado de forma harmônica representa a união entre passado, presente e futuro. No centro, três estrelas douradas simbolizam os pilares que sustentam a essência do grupo – legado, propósito e inovação.


A data é comemorada pouco tempo após a Casa Vadulga ter sido eleita a primeira vinícola brasileira a figurar entre as 100 melhores do mundo, segundo o ranking do World’s Best Vineyards, divulgado em outubro do último ano. Levando em consideração a qualidade dos produtos e as experiências ofertadas aos visitantes, a vinícola ficou na 58ª posição da lista.


Tradição e dedicação por trás da história


Vindos da cidade de Rovereto, no norte da Itália, os primeiros imigrantes da Famiglia Valduga desembarcaram no Brasil em 1875. Na localidade que hoje é conhecida como Vale dos Vinhedos, eles cultivaram os primeiros parreirais, dando início ao legado de um dos mais renomados nomes da vitivinicultura brasileira. Quatro gerações depois, o patriarca Luiz Valduga concretizou o sonho de construir a melhor vinícola do Brasil e impulsionou a produção comercial de vinhos. Com apoio dos filhos e investimentos em tecnologia, o grupo aliou tradição e inovação para dar origem à produção de vinhos finos e espumantes a partir de técnicas modernas, se tornando referência no Brasil e mundo.


Atual símbolo de excelência, a vinícola familiar atualmente é comandada pelos irmãos Juarez, João e Erielso Valduga, que junto de seus filhos transmitem a paixão pelo vinho. Ao longo dos anos, o grupo foi expandindo os negócios e incorporando novas frentes de atuação, incluindo a importação de rótulos, produção de suco de uva e alimentos gourmet, desenvolvimento de cosméticos, elaboração de cervejas artesanais, até mesmo, a fomentação do turismo local. A Casa Valduga foi pioneira na introdução do enoturismo no Vale dos Vinhedos e iniciou o Complexo Enoturístico em meados de 1992. A partir disso, os turistas passaram a ter contato com o mundo do vinho e com a cultura dos primeiros imigrantes italianos da região, através de visitações, cursos, experiências e acomodações.




Sobre o Grupo Famiglia Valduga:

com seis marcas estratégicas - Casa Valduga, Domno Wines, Ponto Nero, Casa Madeira, Brewine Leopoldina e Vinotage -, o grupo familiar é referência na arte de elaboração de vinhos finos e espumantes no Brasil, levando a excelência dos rótulos nacionais ao mercado mundial, com diversas premiações. Localizado no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves/RS e Garibaldi, o grupo atualmente é conhecido pela diversidade dos negócios e qualidade dos produtos e serviços, englobando também cervejas artesanais, produtos gourmet, suco de uva, cosméticos e o primeiro Complexo Enoturístico da região. Atualmente, a Casa Valduga se destaca por ser a primeira e única vinícola brasileira a figurar entre as 100 melhores do mundo, segundo o ranking do World’s Best Vineyards, além de possuir a maior cave de espumantes das Américas, com capacidade para abrigar mais de seis milhões de garrafas.

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page