top of page
  • Foto do escritor@paespelomundo

Comida Mineira e Baiana estão entre as 50 melhores regionais do mundo com base em mais de 270mil avaliações

Pimenta Malagueta, Pão De Queijo, Biscoito De Polvilho, Bobó De Camarão, Quindim, estão entre os quitutes brasileiros mais bem avaliados no mundo


chefs trabalhando na cozinha. placa escrita abraço
Restaurante Cozinha Santo Antônio - foto: @paespelomundo

O anuário das melhores cozinhas, pratos, cidades gastronômicas, produtos alimentícios e ingredientes, bem como listas de restaurantes e livros de receitas lendários, foi publicado neste mês de dezembro pelo Taste Atlas. Sem a pretensão de competir com outros sites de avaliação do turismo e gastronomia, o guia produz vários gráficos, mapas entre outros meios de pesquisa e avaliação, segundo o próprio site.

 

Fundado em 2015 pelo jornalista italiano Milan Benevetto, o Taste Atlas é uma enciclopédia gastronômica com mais de 10mil comidas e bebidas catalogadas e vem chamando atenção por premiar pratos e cozinhas tradicionais no mundo inteiro, além de disponibilizar receitas e meios de pesquisa da autêntica comida local.

 

Com base em 271.819 avaliações de pratos e 80.863 classificações de produtos alimentares, que apresentaram a culinária regional de 100 países, a cozinha Mineira ficou em 30º e a baiana em 43º lugar na lista anual de 2023; os dois únicos estados brasileiros da lista. Essa classificação se refere especificamente a Melhor Comida Regional do Mundo, outra classificação foi listada para cidades.


moqueca baiana
Restaurante Casa de Tereza - foto: @paespelomundo

Na culinária mineira o destaque foi Pão de queijo, Tutu de feijão, Feijão tropeiro, Vaca atolada e Biscoito de polvilho. O guia ainda elegeu os produtos da Canastra, a Jabuticaba, o Queijo Minas, o Catupiry e o queijo prato como os melhores da região. Na culinária baiana, o destaque foi Vatapá, Moqueca Baiana, Bobó de camarão, Acarajé e Quindim. A “pimenta malagueta” foi o produto de destaque na Bahia.

 

Em se tratando de cidades, o Taste Atlas classificou São Paulo em 31º, Rio de Janeiro em 43º, Recife em 55º, salvador em 66º e Belo Horizonte em 84º lugar no ranking, as primeiras colocadas foram três italianas: Roma (1º), Bologna (2º) e Nápole (3º), seguido de Viena, na Aústria e Tóquio, no Japão, respectivamente.

 

Veja o ranking das regiões:





 

Thiago Paes viaja o mundo em busca de experiências únicas que incluam boa gastronomia. É especialista em turismo gastronômico. Acompanhe também no instagram @paespelomundo e na TV no Canal Travel Box Brazil contato@paespelomundo.com.br

Yorumlar


bottom of page