top of page
  • Foto do escritor@paespelomundo

DE CURITIBA A MORRETES DE TREM: COMO FOI O RETORNO DO PASSEIO PELA SERRA DO MA

Um dos cartões postais do Paraná, imerso na Mata Atlântica, com um visual incrível...hoje foi minha primeira vez de trem descendo a serra do Mar.


Esta semana Morretes anunciou o retorno gradual do turismo, principal atividade econômica da cidade.


Repleto de protocolos de higiene e sanitização, a @serraverdeexpress retomou as atividades com o trem turístico que leva de Curitiba ao Litoral do Paraná, após quase 5 meses totalmente parados.


Boa parte do protocolo de desinfecção dos trens em parceria com empresas internacionais, que instalaram também totens de controle eletrônico de temperatura, exigência de uso contínuo de máscaras, álcool em gel em cada divisão de espaço dentro e fora dos vagões.



A guia Ana Paula que nos apresentou a história da construção do trem e das cidades de Morretes e Antonina também nos emocionou em relatar 5 meses de incertezas até a elaboração de um protocolo que tornasse viável a retomada das operações.


O passeio foi excelente! Fizemos o tour completo com almoço, citytour e retorno de Van (carrinha). Essa semana tem mais fotos e vídeos desse passeio imperdível para quem vem a Curitiba.



A história e o litoral Paraná.


O Brasil tem sua história marcada pela trajetória que parte do litoral para o interior. Cidades foram sendo formadas ao longo de nossa extensa costa.



Morretes e Antonina fazem parte da história do litoral do Paraná, cidades que já foram símbolo de ciclos econômicos como o da erva mate, hoje tem no turismo grande parte de sua força de trabalho.



A culinária de influência açoriana é uma das mais marcantes tradições guardadas no imaginário dos moradores e turistas que passeiam por lá.


Litorâneas, históricas, repletas de referenciais da história do Brasil, estampada nos casarões coloniais, na arquitetura de suas ruas, pontes e praças.





E se você vai em casal para essa super viagem ao Paraná, vale a pena conhecer o Blog "Vou no Mundo" que traz um post completo sobre 11 LUGARES ROMÂNTICOS PARA CONHECER NO PARANÁ





Valorizar e preservar cidades como estas são uma forma de se relacionar com nossa cultura, com a construção de um país que por vezes procura diferenças, mas que a história o tornou único.







bottom of page