Dos Pirineus aos Alpes Conheça três destinos para entrar no clima olímpico de inverno
- @paespelomundo
- há 2 horas
- 4 min de leitura
A cada quatro anos, a chegada das Olimpíadas de Inverno traz para o centro das atenções esportes que não são comuns para os brasileiros.

por Caroline Correa
A chegada das Olimpíadas de Inverno traz para o centro das atenções esportes que não são comuns para os brasileiros. Na mesma medida, cresce também o interesse por destinos pensados para os esportes na neve, como o esqui alpino, snowboard, cross-country e muitos outros.
Assim como a Itália, que sedia a competição deste ano em Milão e Cortina d'Ampezzo, Andorra e a Suíça reúnem um menu de atrações para quem quer vivenciar o lifestyle alpino com conforto e privacidade. Por aqui, apresentamos três destinos de esqui que traduzem o melhor do inverno europeu durante a temporada olímpica.
Grandvalira, Andorra
Localizada no coração dos Pirineus, entre a França e a Espanha, Andorra surpreende com sua natureza intocada, onde 92% do território é coberto por florestas. Por conta de sua posição voltada para o Mediterrâneo, traz dias ensolarados e temperaturas mais amenas mesmo com muita neve.
Um dos exemplos é a estação de Grandvalira, que reúne mais de 300 km de área para esqui nas montanhas, com pistas para iniciantes e especialistas. Os visitantes interessados em aprender alguma nova modalidade podem contar com a ajuda de instrutores para iniciar nos esportes olímpicos como o esqui alpino e o snowboard.
Já os aventureiros têm à disposição mais de 20 pistas com dificuldade avançada e encostas íngremes perfeitas para testar habilidades como controle de velocidade e frenagem. Uma delas é Àliga, desenhada seguindo os padrões da FIS (Federação Internacional de Esqui) para receber provas de alta velocidade como Downhill e Super-G. É na mesma região que fica o L'Abarset, o mais badalado après-ski de Grandvalira, com um lineup de DJs renomados, drinques, tapas e atmosfera vibrante.
Hospedagens nos Pirineus
Quem quiser aproveitar melhor Andorra la Vella, a capital do principado, vai se encantar com o Casa Serras. O hotel, inaugurado no mês de dezembro de 2025, contempla 62 amplas suítes que acomodam famílias, casais e grupos de amigos. A propriedade inclui ainda o Fusmuler, restaurante sob comando do chef Nino Redruello, além de fitness center, espaço kids e serviço de traslado para as pistas de esqui.
Outra opção no principado é o Serras Andorra Luxury Boutique Resort & Spa que fica a 1800 metros de altitude, no belíssimo Vale dos Incles, em frente às montanhas de Grandvalira. Totalmente renovado em 2021, o empreendimento dispõe de 57 suítes, duas pistas de esqui privativas e muitas atividades para crianças. O Serras Andorra tem ainda restaurante, terraço, bar de coquetéis e spa com tratamentos faciais, corporais e holístico, saunas, cabine de luz infravermelha e piscina.
Crans-Montana, Suíça
Para além da atmosfera mediterrânea de Andorra, Crans-Montana é uma das mais tradicionais e luxuosas áreas de esqui dos alpes suíços. As altitudes oscilam de 1.500 a 3.000 metros, em um ambiente que proporciona vistas espetaculares para as montanhas Montblanc e Matterhorn, dois símbolos do país.
Essa área situada na prestigiada região dos Valais abriga mais de 50 pistas de esqui distribuídas ao longo de 140 quilômetros de extensão em um cenário preparado para os esportes olímpicos, como esqui alpino, esqui de montanha, cross country e snowboard. Não é à toa que o destino é um dos candidatos a receber a edição de 2038 dos Jogos de Inverno.
É ali, em meio a paisagem dos Alpes, que fica o Guarda Golf, hotel boutique que combina o luxo alpino e um toque de brasilidade, já que a proprietária é natural de Bauru, interior de São Paulo. Com a chancela The Leading Hotels of the World e duas estrelas Michelin, contempla 23 suítes no prédio principal e mais sete amplos apartamentos com três suítes, sala e cozinha, preparados para abrigar famílias e grupos de viajantes.
Na propriedade, o restaurante FIVE traz um menu que se baseia na autêntica culinária do Levante e do sul da Itália. Além disso, inclui um spa em colaboração com a celebrada marca de cosméticos de luxo La Colline, piscina indoor aquecida, saunas, sala fitness, área interna para prática de golfe e sala de cinema.
Verbier, Suíça
Esquiar com o pico nevado de Mont Blanc na paisagem. Essa é uma das experiências mais irresistíveis para quem escolhe Verbier para praticar esportes na neve. O destino faz parte do 4 Vallées (Quatro Vales), uma área que se estende até Nendaz, passando por Veysonnaz, Thyon e La Tzoumaz, até o ponto mais distante em Les Masses, incluindo Bruson. Todas essas estações são acessíveis com um único passe de teleférico, oferecendo cerca de 410 km de pistas interligadas, uma das maiores áreas esquiáveis da Suíça - e das mais premiadas também.
A vila de Verbier é conhecida por ter os melhores percursos para profissionais do esporte - um deles começa no pico do Mont Fort, no meio da cordilheira, a uma altitude de 3.300 metros - além de pistas para quem está começando na neve. A temporada lá é longa, com neve de novembro até o fim de abril e muitos momentos après-ski, com diversos bares e clubes famosos, como o Le Rouge ou o Farinet.
Para se hospedar, a maioria dos visitantes busca chalés de uso exclusivo, como o The Lodge, château da coleção Virgin Limited Edition. São 9 suítes com todas as amenities mais exclusivas que o destino pede: ski-in e ski-out, serviço all inclusive, piscina indoor e jacuzzis para relaxar, e spa com terapias disponíveis 24 horas. E para quem deseja variar na aventura, The Lodge oferece outras atividades como caminhadas guiadas com raquetes de neve, passeios de trenó, parapente ou até mesmo heli skiing - modalidade que usa helicóptero para chegar aos picos mais radicais.