top of page

DUQ Gastronomia Curitiba: Novo cardápio de outono reafirma influência franco-italiana em sofisticados sabores

  • Foto do escritor: @paespelomundo
    @paespelomundo
  • 19 de mar.
  • 2 min de leitura

Atualizado: há 4 dias

Um dos restaurantes mais elegantes e sofisticados de Curitiba, o DUQ Gastronomia, apresenta novo cardápio de outono com receitas que reafirmam a influência franco-italiana da cozinha do chef Felipe Miyake e do sommelier José Vinicius Chupil.

 

Tem se tornado uma tradição o restaurante lançar um cardápio exclusivo para a estação do ano, acrescentando receitas com o mesmo DNA ao já consagrado cardápio que mantem durante todo o ano.

 

Entradas como o Gnudi de ricota, manteiga de avelã, limão siciliano e o cassoulet de frutos do mar curry e capim limão. Ambos uma preciosidade gastronômica. Entre os principais, Ravioli de berinjela ao pomodoro basílico com pecorino e nozes pecan caramelizadas; Picci com ragu de linguiça sobre fonduta de parmesão; Espaguete ao vôngole com julienne de abobrinha ou Torteli de coelho assado com straciatella e brunoise de legumes.

 


Os sabores italianos marcam o novo cardápio, que claro, tem seus destaques, como por exemplo as entradas: gnudi de ricota que desmancha na boca junto a manteiga temperada para lembrar a clássica cozinha de cantinas italianas. Ou quem sabe o sul da Itália em frutos do mar num cassoulet encorpado que transita entre o clássico e o criativo.

 


Outro destaque foi o Pici (massa italiana mais grossa) com ragu de linguiça sobre fonduta de parmesão. Mais uma vez a sensação de cantina italiana, revisitada, remodelada, com todos os imaginários possíveis dessa que é uma culinária permeada por grande influência dos imigrantes que se estabeleceram por todo o país.

 


Neste outono, o novo cardápio reafirma a elegância de uma cozinha que preza por ingredientes de excelente qualidade, seletividade nas escolhas e combinações,  apresentações sempre impecáveis, mas principalmente pela condução de sabores pontuais, sem exageros, o que torna receitas clássicas em pratos criativos e simplesmente surpreendentes.  Tudo acompanhado dos vinhos italianos da Mondo Roso.

 


Restaurantes como o DUQ são um importante investimento para a gastronomia local, prestigiando profissionais e suas equipes, receitas e ingredientes clássicos e regionais, o que de certo transforma a cena gastronômica de cidades como Curitiba. É um processo de desmetropolização da alta e boa gastronomia, que deixa de ser exclusividade de grandes centros para prestigiar o público de outras regiões do país. Bravo!

Comments


bottom of page