top of page
  • Foto do escritor@paespelomundo

Estúdio Pantarolli Miranda celebra participação em documentário ao lado de expoentes da arquitetura e design brasileiro

Documentário Insight, que também traz nomes como Sig Bergamin, João Armentano e Patricia Anastassiadis, irá apresentar a trajetória da dupla paranaense como representante exclusiva do sul do Brasil


Zeh e Diego um de branco outro de preto olham para lugares diferentes. Ao fundo um bosque desfocado
Zeh Pantarolli e Diego Miranda Leite. Foto: Aline Santos

Os 10 de anos de aniversário do Estúdio Pantarolli Miranda serão celebrados de uma forma única, com episódio no documentário “Insight”, dirigido por José de Aiete. Únicos representantes do sul do Brasil, os sócios Diego Miranda Leite e Zeh Pantarolli comemoram a participação na 3ª temporada da série, que retrata a vida dos mais criativos arquitetos e designers brasileiros.


Além deles, o novo capítulo da produção, cujo primeiro episódio foi lançado em 2019, apresentará a ilustre trajetória de profissionais de renome na área, como Patricia Anastassiadis, Sig Bergamin e João Armentano. O conteúdo será exibido pelo Globoplay.


Parceiros na vida profissional e pessoal, a dupla formada por Diego e Zeh construiu um amplo portfólio em uma década de trabalho conjunto. Com um olhar aguçado e fora do senso comum, eles trafegam com muita facilidade entre diversos estilos, do minimalismo ao maximalismo, do clássico ao contemporâneo, sempre trazendo elementos surpresa, como um revestimento normalmente usado no piso que vai parar nas paredes. “Temos esses insights de querer testar”, diz Zeh. “Quanto mais diferente e mais diverso, melhor”, completa Diego.


Zeh e Diego foto na vertical com olhares para lugares difernetes. ao fundo o bosque desfocado
Zeh Pantarolli e Diego Miranda Leite. Foto: Aline Santos

Além da versatilidade, outra marca registrada dos projetos do estúdio é a onipresença da cor em variados tons nos espaços. “A nossa ideia sempre foi trazer algumas peças clássicas, como tapete persa e luminárias em porcelana, mas com pinceladas de várias cores bem vibrantes e fortes no espaço”, conta Diego. “Mas nós também conseguimos ver beleza em projetos clean”, pontua Zeh.


Idealizadores de projetos que “abraçam” os usuários e que são carregados de personalidade, Diego e Zeh criaram uma identidade única e inconfundível. “O estilo deles é o high low. Eles gostam de peças artesanais, que têm o seu charme, e da alta tecnologia”, comenta Christie Silva Schulca, gerente de marketing da Roca Brasil Cerâmica, marca que apoia o documentário e grande incentivadora do trabalho da dupla curitibana.


“Eles sabem respeitar muito os elementos originais de casas e apartamentos, e sabem fazer uma boa mescla de móveis de família e de coisas novas. É um trabalho lúdico, contemporâneo, urbano, jovem, mas que também sabe dar espaço para o antigo e o clássico”, completa Luan Galani, ex-editor da HAUS, publicação especializada em arquitetura e decoração.

Unindo habilidades e conhecimentos – Zeh é arquiteto e Diego é designer e decorador – eles conseguiram alcançar um patamar capaz de unir técnica e funcionalidade com ludicidade e ousadia. “Os escritórios ou as cidades que estão mais propensas a buscar soluções para o futuro do morar ou o futuro do viver trabalham com profissionais multidisciplinares. Essa junção faz com que as soluções se ampliem. Eu vejo isso como um grande ativo dos dois. Com essas competências distintas, eles estão mais preparados para o futuro da arquitetura”, enaltece a diretora da Roca.


Inovação e reconhecimento


Um dos principais projetos do Estúdio Pantarolli Miranda foi a remodelação das bancas de revistas da cidade de Curitiba, feito em parceria com o banco Santander Brasil, que rendeu três Leões de Ouro em Cannes: Outdoor Inovattion, na categoria prata, em 2021; Media, categoria prata, em 2021; e Comércio Criativo, categoria bronze, em 2022.


“É um projeto super contemporâneo, que tem tudo a ver quando a gente fala de inovação, de repensar a forma de fazer as coisas. Às vezes o simples vai ser mais inovador do que você pensar em uma coisa muito complexa”, comenta Christie. “Eu acho que essa é a obra emblemática deles”, complementa Galani.

Esse trabalho deu projeção internacional aos sócios, que hoje já carregam em seu portfólio projetos realizados em outros países, como Dubai, Índia e Espanha. A trajetória da dupla também inclui a participação em algumas das principais mostras de decoração da cena nacional, como CASACOR Paraná, Mostra Container e seis edições da Morar Mais Curitiba.


Responsabilidade e Consciência


Além disso, Diego e Zeh desenvolvem anualmente projetos beneficentes em escolas, asilos, abrigos e outros locais onde a arquitetura e o design possam proporcionar melhorias para a cidade e inclusão para a população. Um dos mais marcantes, segundo os sócios, foi a remodelação da Casa das Meninas, em Curitiba, que acolhe crianças e jovens em situação de vulnerabilidade.


“Percebemos que ali tínhamos mudado alguma coisa na vida delas e isso realmente nos emociona muito. Utilizar a nossa profissão para trazer um benefício para a comunidade é algo que realmente nos encanta e nos agrada”, fala Diego.

A questão da sustentabilidade, uma exigência cada vez maior do mercado de arquitetura e dos próprios clientes, é outro ponto que diferencia o Estúdio Pantarolli Miranda. “Hoje, a sustentabilidade é uma obrigação. É uma questão de consciência”, destaca Zeh. “Temos cuidado com as equipes que executam as nossas obras e a forma como essas equipes pensam também nessa questão. Sustentável é um assunto muito importante para o nosso escritório”, finaliza Diego.


Para mais informações sobre o Estúdio Pantarolli Miranda, acesse www.estudiopantarollimiranda.com.br e siga no Instagram: @estudiopantarollimiranda

Comments

Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
bottom of page