Grupo Famiglia Valduga projeta aumento de 30% nos negócios com a chegada do inverno
- @paespelomundo
- há 2 dias
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Estação mais fria do ano e retomada do turismo após as enchentes devem impulsionar crescimento da vinícola, com foco na venda de vinhos e visitas ao complexo na Serra Gaúcha

Com a queda das temperaturas, é o calor das taças que se torna protagonista na Serra Gaúcha. A chegada do inverno impulsiona o consumo de vinhos e fortalece a busca por experiências ligadas ao enoturismo, elevando as projeções de crescimento do Grupo Famiglia Valduga. A expectativa é de um incremento de até 30% nos negócios, somando vendas de rótulos e fluxo turístico no complexo localizado em Bento Gonçalves/RS.
“Acreditamos que teremos um crescimento em torno de 10% na venda de vinhos neste inverno, com um incremento ainda maior nas experiências de enoturismo, que devem crescer cerca de 20% em relação ao mesmo período do ano passado”, projeta o diretor comercial, Nelsir Carlos Kuffel. Segundo ele, além do apelo tradicional da estação, a retomada do turismo após as enchentes de 2024 também contribui para a estimativa positiva. “O frio é um termômetro natural do aumento nas vendas, especialmente de vinhos tintos, sem comprometer o bom desempenho dos brancos e espumantes”, complementa.
O cenário acompanha uma tendência nacional: enquanto o consumo da bebida caiu em diversos países, o Brasil registrou crescimento de 11,6% entre 2022 e 2023, de acordo com dados da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV). Entre os rótulos mais procurados, os vinhos tintos seguem como destaque durante os meses mais frios, embora espumantes e brancos continuem com bom desempenho. “Estamos sendo impactados positivamente. O frio favorece o consumo e também o desejo por vivências ligadas à bebida”, afirma Nelsir.
Imersão no universo do vinho atrai visitantes ao complexo
Além da sazonalidade, a expectativa de crescimento para o Complexo Enoturístico da Famiglia Valduga considera a demanda reprimida provocada pelos eventos climáticos do ano passado. “O consumidor está sedento por novas vivências. A combinação entre a estação mais fria e as experiências ligadas ao vinho e à enogastronomia oferecidas pelo grupo tem sido decisiva na escolha do destino”, destaca o diretor.
Propriedade da Casa Valduga, o espaço foi pioneiro na introdução do enoturismo na Serra Gaúcha. Ele foi criado em 1992 e oferece ao visitante uma imersão completa no universo da uva e do vinho, alinhada à cultura italiana herdada dos imigrantes. Uma das atrações é a Pousada Boutique, que reúne seis estruturas de hospedagem e um total de 31 apartamentos, oferecendo conforto, tradição e sofisticação em meio aos vinhedos.
Entre degustações, passeios e hospedagem, o grupo segue investindo na ampliação do portfólio de experiências e na qualificação de suas equipes. “Estamos aumentando as opções de vivências e promovendo a capacitação da equipe de atendimento para que cada visita se transforme em uma memória marcante para o consumidor”, conclui Nelsir.
Nesse sentido, os visitantes também têm a opção de conhecer os rótulos e a tradição da Casa Valduga pelos restaurantes Maria Valduga, LUI Gastrô Winebar e LORO Cucina, que contam com pratos típicos italianos, executados com cuidado para proporcionar uma experiência marcante aos sentidos. Para finalizar a refeição, ainda dentro do Complexo Enoturístico, o NOI Gelato, primeira gelateria de vinícola do Brasil, apresenta desde sabores tradicionais até opções alcoólicas, produzidas artesanalmente com os espumantes da marca. Para mais informações sobre o Complexo Enoturístico, entre em contato pelo telefone (54)99184-7973 ou acesse: https://enoturismocasavalduga.com.br/pt.
Sobre o Grupo Famiglia Valduga:
com seis marcas estratégicas - Casa Valduga, Domno Wines, Ponto Nero, Casa Madeira, Brewine Leopoldina e Vinotage -, o grupo empresarial é referência na arte de elaboração de vinhos finos e espumantes, levando a excelência dos rótulos nacionais ao mercado mundial, com diversas premiações. Localizado na Serra Gaúcha, o grupo atualmente é conhecido pela diversidade dos negócios e qualidade dos produtos e serviços, englobando também cervejas artesanais, produtos gourmet, suco de uva, cosméticos e o primeiro Complexo Enoturístico do Brasil. Atualmente, a vinícola do grupo, Casa Valduga, se destaca por ser a primeira e única vinícola brasileira a figurar entre as 100 melhores do mundo, segundo o ranking do World’s Best Vineyards, além de possuir a maior cave de espumantes das Américas, com capacidade para armazenar mais de seis milhões de garrafas.
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