top of page
  • Foto do escritor@paespelomundo

CONHEÇA JAPARATINGA E A 2ª MAIOR BARREIRA DE CORAIS DA TERRA

Sim, você também vai querer fazer essa foto com os peixinhos coloridos nas piscinas naturais de Japaratinga.



Quem já esteve no litoral norte de Alagoas, sabe que o passeio das piscinas naturais é um programa imperdível por todos os motivos mais óbvios: É lindo, é inusitado, é natural... mas, esse passeio não é um só, são vários.


Isso porque essas colônias de calcário em grandes quantidades formam os “recifes” e vários deles formam essas barreiras de corais vivos. Portanto, cada praia tem uma perspectiva, ou seja, proporciona uma experiência diferente de passeio.


Cabe lembrar que a Costa dos Corais em Alagoas é a 2ª maior barreira de corais do mundo, a primeira fica no largo da costa de Queensland, no nordeste da Austrália, que é o maior organismo vivo da Terra, visível até mesmo do espaço.



Os Corais são um grande ser vivo, uma classe de animais que possuem um exoesqueleto feito de calcário



A Grande Barreira de Corais da Austrália é indiscutivelmente a maior barreira de corais do mundo. Ela é composta por cerca de 2900 recifes, tem 2700 km de comprimento e atinge cerca de 700 km de largura. Está entre as finalistas das Sete Maravilhas Naturais do mundo.


No Brasil, nossa grande barreira de corais fica entre os municípios de Rio Formoso, no litoral sul de Pernambuco, e Maceió, capital do estado de Alagoas. Em 1997 foi criada a APA – Área de Proteção Ambiental para proteger os recifes de corais e ecossistemas associados, além de animais ameaçados de extinção como o peixe-boi-marinho.


Com 135 quilômetros de extensão e mais de 413 mil hectares de área protegida, a APA Costa dos Corais é a maior unidade de conservação marinha do Brasil, abrangendo quatro municípios de Pernambuco e nove de Alagoas.


Em Japaratinga, esse vilarejo que fica na parte central da Costa dos Corais, a 125km de Maceió, a primeira coisa que observei foi a preocupação que os lancheiros, por meio da Associação de Lancheiros e Jangadeiros, tem em proteger essa natureza única, linda.


Nosso passeio começou na praia central de Japaratinga. A lancha para 6 pessoas nos levou direto para os corais. No caminho, o lancheiro muda a velocidade da embarcação para proteger os grandes corais mesmo na parte mais funda do mar. O destino são os bancos de areia, onde a água fica na altura do joelho, e podemos desfrutar o contato direto com várias espécies marinha, inclusive os próprios corais.



As lanchas chegam aos poucos, formando uma fila, com ordem de chegada organizada pela fiscalização da APA/CC.


É impressionante como a natureza vai mostrando sua força! Peixes de várias espécies, ouriços cravados nos corais, e a atmosfera única de um dos mais lindos litorais do Brasil.


Para encerrar nosso dia, um delicioso almoço numa das pousadas mais encantadoras de Japaratinga, a Pousada do Alto. E o nome diz tudo, foi lá do alto que continuamos a apreciar o mar, os corais e todo o verde da natureza daquele lugar que vai nos abraçando.


Um mar calmo e uma tarde inesquecível nessa piscina de borda infinita com queridos amigos. Tem coisa melhor para relaxar?




O Brasil tem Foz do Iguaçu, a Floresta e o Rio Amazonas entre as 7 Maravilhas Naturais do Mundo, eleitas pela Unesco em 2011. Mas com certeza, a Costa dos Corais está entre as Maravilhas Naturais que todo brasileiro precisa conhecer, em especial a “doce Japaratinga”. Linda.


Dicas importantes:

· O passeio dura em torno de 2 horas;

· Pode levar celular (de preferência leve capa de proteção para água);

· Permitido para crianças de todas as idades;




Pousada do Alto: mais info. AQUI.




Sobre Thiago Paes


insta @paespelomundo

bottom of page