top of page
  • Foto do escritor@paespelomundo

JERICOACOARA: O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Um dos destinos mais relaxantes e surpreendentes do Brasil, Praia de Jericoacoara, que é na verdade um vilarejo com pousadas, hotéis premium, lojas, restaurantes, e que faz parte do município de Jijoca no estado do Ceará.


O Parque Nacional de Jericoacoara foi criado em fevereiro de 2002, com área de 8.416 hectares, e nele estão os principais atrativos turísticos da região, como a Pedra Furada e a Árvore da Preguiça, muito visitados pelos turistas.


Essa é uma viagem indicada para quem procura lugares ao ar livre, relaxar com o pé na areia (todos os dias), e se deliciar com a gastronomia do litoral.



PROIBIDO CARRO PARTICULAR / PÉ NA AREIA


A vila de Jericoacoara é um local fechado. Há uma única entrada e saída, controlada pela administradora do local, que neste momento controla também questões sanitárias na prevenção do covid.


É nesta barreira que também é paga a taxa de permanência no valor de R$5, reais por noite.


Se você vai de carro, sem problemas, pois há um grande estacionamento na entrada da vila.


DÁ PARA VIAJAR COM CRIANÇAS

Sim, sem problemas. O vilarejo não possui lugares de difícil acesso. E ainda é um lugar pequeno e muito tranquilo para passear com crianças. Em muitos lugares pode ser barulhento, principalmente nos hotéis frente mar onde ficam os bares e baladinhas a noite.






PARA UMA VIAGEM DIFERENCIADA E INESQUECÍVEL SEGUEM MINHAS 10 DICAS

1 . CHEGUE PELA PRAIA

Jericoacoara faz parte da Rota das Emoções - um trecho que vai do litoral do Ceará ao Maranhão.


Se você vem de Fortaleza, pode aproveitar para a partir da Praia do Cumbuco fazer parte dessa Rota das Emoções e ir de carro 4x4 bem pertinho do mar e pelas Dunas.


Nós estávamos hospedados na Praia do Cumbuco e quem fez o nosso passeio até Jericoacoara pelas praias foi o pessoal da @wdrturismoreceptivo.


Dicas: 1. é preciso verificar o horário da maré, pois com maré alta, mesmo o carro 4x4 não passa. 2. Aos domingos tem muitos banhistas nas praias o que impede a passagem;















2. CONHEÇA AS DUNAS DE BUGGY

As dunas móveis do Parque Nacional de Jericoacoara são uma atração turística à parte. Só subir essas dunas, tomar banho nessas lagoas que se formam entre elas já valeria a viagem.


Fizemos um passeio de buggy que nos levou a Lagoa do Amâncio. Um lugar com um astral incrível para lindas fotos, contemplar a natureza e pisar naquelas areias fininhas.


Há muitas lagoas com estrutura de bares, restaurantes e at';e de pousadas. Não é o caso aqui, a lagoa do Amâncio é um local de passagem, para curtir por alguns minutos ou horas. Leve Água no buggy, pois o sol é bem forte.


Fizemos esse passeio com o Val do @bugue_tour_jeri que além de muito simpático, nos deu as melhores dicas de onde ir, lugares para fotos e para um por do sol incrível.



3. POR DO SOL EM LUGARES DIFERENTES











E por falar em por do sol, minha dica é a mais simples e importante de todas: curta o por do sol de vários lugares.


Fuja um pouco do óbvio que é o por do sol na Duna da Praia principal, e vá curtir esse presente da natureza na Lagoa do Amancio, na Praia do Preá, e nas praias que só os bugueiros da região conhecem.


E um dos lugares mais lindos para fotografar e curtir o por do sol com amigos é na frente do hotel My Blue, onde o brilho do sol contrasta com os barcos, com as pessoas jogando futebol, jangadeiros. É lindo!









4. CONHEÇA A PRAIA DO PREÁ

Quando falamos em Jericoacoara, é muito mais que apenas a Vila de Jeri.E uma das principais praias da região é a Praia do Preá.


São os ventos fortes da Praia do Preá (bem diferente da praia principal de Jeri) que atraem os atletas da Kitesurfe para a região.


Já na Praia Principal de Jeri, os ventos são propícios para a prática da Windsurfe.


É na Praia do Preá que estão os hotéis mais exclusivos, como o Casana e Rancho do Peixe.


No instagram @euamooprea tem ótimas dicas sobre o que está acontecendo na cidade.














5. CEVICHE DE LAGOSTA COM TAPIOCA


Ainda na praia do Preá, você pode se deliciar com a preparação simples e deliciosa de chefs locais, como o Chef Manoel do "Escondidinho".


Um rústico bistrô, numa das ruas paralelas à praia (escondidinho mesmo) e que serve maravilhas como o Ceviche de Lagosta na tapioca.





















6. FAÇA PELO MENOS UM DOS VÁRIOS PASSEIOS DE BUGGY


Há vários passeios de Buggy pela região.


Você pode conhecer o Buraco Azul, a Lagoas, e várias outras praias dentro e fora do Parque Nacional de Jericoacoara, tudo de buggy.


Esses passeios devem ser feitos com guias cadastrados.


Só o passeio de buggy pelas praias já vale a pena.


Dicas:

1. leve chapéu, protetor solar e água.

2. Sente na parte superior do buggy.










7. PROVE A COCADA QUENTE COM SORVETE DE CREME DO RESTAURANTE "NA CASA DELA"

A maioria dos restaurantes na Vila de Jeri se preparam para atender seus clientes à noite.


Isso porque a maioria das pessoas tomam café e saem para os passeios durante o dia. A noite, a Vila fica cheia de gente nas ruas, e em muitos restaurante pode ser preciso fazer reserva antecipada.


Há opções de restaurantes: japonês, árabe, italiano.


Minha dica é todo o menu do restaurante "Na casa dela do Beco" (@nacasadeladobeco)


Prove a entrada de polvo assado no forno à lenha, de sobremesa a cocada quente com sorvete de creme. Não esqueça de me marcar no instagram 😂 @paespelomundo pra eu também ficar com água na boca!







8. AVENTURE-SE NO MAR


A praia principal de Jeri tem um mar calmo. Você vai poder entrar na água e ir longe por alguns metros sem que a água passe do joelho! 😎


Se você quiser, pode fazer aulas de windsurfe todos os dias. As aulas podem ser agendadas no local, que fica ao lado do hotel My Blue.


Mas se você prefere kitesurfe, é na praia do Preá onde se concentram atletas e amadores para a prática do esporte.












9. PROVE O PEIXE ASSADO NO SAL GROSSO

Essa receita é conhecida no Brasil todo, mas fica mais especial aqui, né?


Provamos o famoso peixe assado no sal grosso no restaurante do Hotel My Blue. E apesar de tanto sal, por ser feito com escamas e tudo, após ser limpo, a carne fica super saborosa e com o sal no ponto. Bem suave. É só se deliciar.






10. CAFÉ DA MANHÃ COM O PÉ NA AREIA DE FRENTE PARA O MAR

Quando falo de experiências de viagem, não é preciso muito para se encantar com um lugar, alguma coisa. Uma experiência de viagem é algo que nos encanta de alguma forma, algo que lembraremos com muito carinho daqueles dias de descanso merecido.


E como estamos falando de uma viagem relaxante, essa é uma experiência que vale a pena viver.


Escolha um hotel que proporcione colocar o pé na areia e sentir a brisa do mar pela manhã.


É inesquecivelmente relaxante. Enjoy!


bottom of page