top of page
  • Foto do escritor@paespelomundo

Hotelaria: Vinhos&Design no coração do Alentejo



Uma experiência de viagem pelos sabores, cores e lugares de Portugal. Fomos a região do Alentejo, especificamente na cidade de Montemor-o-novo para conhecer um Hotel Íncrivel por sua arquitetura, design e enogastronomia.


A cerca de 30km de Évora, o LAND VINEYARDS reúne design contemporâneo e a maior tradição portuguesa: a vitivinicultura, proporcionando uma experiência inesquecível para viajantes exigentes e apaixonado por vinhos.


A região do Alentejo é conhecida por seus vinhos regionais, principalmente os varietais. Por onde se passa vê-se vinhas em Herdades (o mesmo que Quintas ou vinícolas) bucólicas, além de lugares históricos, medievais, como a cidade de Évora, que fica no coração de toda aquela região.


Queríamos conhecer o LAND principalmente por ser ele imerso entre vinhas e oliveiras, o que prometia ser uma experiências única em hospedagem e gastronomia.



Nossa expectativa era grande, mas ao nos depararmos com aquela pequena cidade ficamos em dúvida se estávamos no caminho certo. Aos poucos fomos deixando Évora em direção a cidade de Montemor-o-novo sem saber o que poderíamos encontrar.


Pegamos a rodovia estadual, sem pedágios e foi praticamente uma reta da saída de Évora até a entrada do Hotel.


Ao chegar, a primeira coisa que nos impressionou foi a arquitetura moderna, construção que nos lembrou os traços de Niemayer. A linda recepção escancara o bom gosto do lugar. As luminárias em cobre, os livros (especialmente sobre vinhos), as poltronas, tudo extremamente bem pensado.



A arquitetura do hotel une design contemporâneo à cultura do vinho proporciona muito mais que uma simples estadia, é realmente uma experiência única para experts em arquitetura e leigos (como eu).


E por falar em vinho como experiência de viagem, o LAND produz rótulos que são vendidos somente no hotel, ou seja, o vinho "LAND Vineyards" só é encontrado ali nas dependências do hotel, assim como os azeites que também são produzidos lá.


É um hotel para quem deseja estar em contato com a natureza e também com a sofisticação na arquitetura, acompanhado de bons vinhos. O Restaurante leva a assinatura do chef Miguel Lafan e tem uma estrela Michelin.


O café da manhã é diverso inclusive com exclusividades da região, como por exemplo o pão alentejano. Tudo servido com louças da tradicional fábrica de porcelanas portuguesas, a Vista Alegre.



Mimos, mimos e mais mimos!!!


Há degustação gratuita de vinhos da casa (Land) e pode ser agendada uma visitação à adega e ao parreiral juntamente com o enólogo responsável pela empresa.


Foi realmente uma experiência incrível. Achei que seria difícil chegar até o hotel por estar mais afastado dos hotéis de Évora e praticamente não existirem outros hotéis em Montemor, mas, ao contrário, foi muito fácil pois também há muitas placas direcionando próximo as entradas da cidade.



O LAND tem piscina interna e externa, saunas, restaurante, bar, e suítes que são verdadeiras casas com 120m², e ainda lareira privativa, enormes banheiros, amenities com vinho e muito mais.



Ficamos na #SKYSUÍTE que permite a abertura do teto em cima da cama para contemplar o lindo céu alentejano.


Fiz a reserva diretamente pelo Booking e foi super tranquilo, principalmente porque tive a opção de pagar diretamente ao hotel e prazo para cancelamento até bem próximo a data da viagem.




Mais sobre a região do Alentejo:



Os principais pontos turísticos são as duas cidades classificadas pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade, Évora e Elvas, além do Alqueva, Monsaraz, Marvão, Castelo de Vide, Vila Viçosa e a zona do Alentejo Litoral como Sinese Tróia. Ainda assim, por toda a região se podem encontrar inúmeros pontos de interesse histórico e cultural.

Em 2014, o Alentejo conquistou o título de "Melhor Região Vinícola a Visitar" no concurso mundial promovido pelo jornal USA Today.


Em 2015, a região bateu o recorde de dormidas de turistas internacionais, recebendo mais de meio milhão de turistas estrangeiros que pernoitaram em hotéis da região, principalmente vindos de Espanha, Reino Unido, Países Baixos, Estados Unidos, Bélgica e Brasil.


Nos últimos tempos, o Alentejo tem ganho diversos prémios na área do turismo, tanto a nível nacional como internacional. Já ganhou por quatro vezes (2010, 2011, 2012 e 2013) o prémio de melhor região de turismo em Portugal.





por Thiago Paes,

bottom of page