top of page
  • Foto do escritor@paespelomundo

Linguiça de Blumenau foi reconhecida com o selo de Indicação Geográfica

Santa Catarina tem motivos para comemorar, no mês de fevereiro mais um produto de alta qualidade foi reconhecido com o selo de Indicação Geográfica (IG).


fundo branco e foto de 2 linguiças
foto: arq. wix

A Linguiça de Blumenau ganhou destaque, uma merecida distinção pela bela história e adaptação de um saber trazido pelos colonizadores alemães em 1894, resultado das representações étnicas, típicas, tradicionais e culturais, associadas ao consumo e produção do alimento.


O pedido de reconhecimento da IG Linguiça Blumenau teve início em 2019, quando um grupo de empreendedores da região se interessou pelo tema e percebeu a importância de proteger e valorizar a receita produzida aqui. Todo processo metodológico de construção do dossiê para encaminhamento ao INPI foi conduzido pelo Sebrae/SC. 


A solicitação pela Indicação Geográfica partiu da Associação das Indústrias Produtoras de Linguiça Blumenau (Alblu), a requerente do registro. Também participaram do processo a Cindasc (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de SC), a secretaria de Agricultura local e as prefeituras de Blumenau, Gaspar, Indaial, Pomerode e Timbó. 

Comments


bottom of page