No Brasil, Belém, Florianópolis, Belo Horizonte e Paraty já receberam o reconhecimento da Unesco pela Gastronomia

As candidaturas das capitais paulistana, na categoria Cinema, e do Amazonas, na área de Gastronomia, para representar o Brasil foram confirmadas nesta segunda-feira (24.02) pelo Comitê de Seleção do Governo Federal, do qual fazem parte os ministérios do Turismo, da Cultura e a Comissão Nacional do Brasil para a Unesco (Ministério das Relações Exteriores).
O ministro do Turismo, Celso Sabino, celebrou o destaque do país na Rede.
“O Brasil ocupa atualmente uma importante posição, atrás apenas da China e empatando com a Itália no número de Cidades Criativas. Isso demonstra a importância das políticas públicas dos municípios e do governo federal para impulsionar o setor criativo como fator de contribuição para o desenvolvimento sustentável do país, além de ampliar a visibilidade do turismo brasileiro na comunidade internacional”, observou.

Ao integrarem a Rede, os locais devem se comprometer a compartilhar boas práticas, firmar parcerias para promover as indústrias da cultura e da criatividade nos planos de expansão urbana e cooperar para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A última seleção realizada pelo Brasil para a participação no processo internacional ocorreu em 2023, quando foram escolhidas Penedo (AL) e Rio de Janeiro (RJ), nas categorias Cinema e Literatura, respectivamente.
Além delas, outras 12 localidades brasileiras compõem o seleto grupo: Belém (PA), Florianópolis (SC), Paraty (RJ) e Belo Horizonte (MG), na categoria Gastronomia; Brasília (DF), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE), em Design; Salvador (BA) e Recife (PE), na área de Música; Santos (SP), no Cinema; João Pessoa (PB), na divisão Artes Populares, e Campina Grande (PB), em artes midiáticas.

Em 2023, em comprometimento com as atividades de Cidade Criativa, Belo Horizonte realizou a Bienal de Gastronomia, trazendo nomes nacionais e internacionais para discutir e vivenciar experiências genuinamente belohorizontinas. O evento promete repetir o sucesso neste ano, 2025.
Comentarios