top of page
  • Foto do escritor@paespelomundo

“Melhores do Mundo”, “Novos e Badalados”, “Fora do Comum”, “Melhores da América Latina”:

Quem são os empreendimentos brasileiros premiados no Travellers' Choice nessas categorias


Colline de France. Foto divulgação.


A premiação mais aguardada pelo Turismo Brasileiro, o Travellers’ Choice (a escolha dos viajantes) vem ganhando espaço na divulgação de hotéis e atrações turísticas que são premiadas em diversas categorias.


Como o nome diz, o que move a premiação é a avaliação feita por viajantes no site tripadvisor, mas não é só isso.


Muitos hotéis e restaurantes sabem que o turista tem o tripadvisor como uma fonte interessante e, muitas vezes, determinante de informações sobre um destino. Principalmente, porque nas avaliações feitas no site, pode-se comparar o que tornou a experiência de alguém “Excelente”, assim como, pelos mesmos motivos, tornou a de outra pessoa “Ruim” ou “Horrível”.


As avaliações no tripadvisor vão no senso comum, naquilo que é imprescindível de ver, onde ir. E no quesito experiência local são um parâmetro para detalhes que muitas vezes podem passar despercebidos numa avaliação técnica: como um “andar mais interessante”, o “tipo de piso”, “horários do bar” e até mesmo uma oportunidade de agradecer publicamente pela hospitalidade.


praia de Antunes, em Maragogi Alagoas. A região tem hotel entre os Melhores da América do Sul em 2023

Numa das avaliações sobre um dos brasileiros premiados, por exemplo, a hóspede Francianny C. foi enfática: “Maria José sempre gentil; e o garçom Vinicius no jantar, mesmo a gente em uma mesinha lá no fundo atendeu bem. No jantar queríamos pizza, e não tinha mais no horário que queríamos”. São esses detalhes que enriquecem o site de informações determinantes sobre um destino.


Por outro lado, não é preciso comprovar que o avaliador conhece de fato e, até mesmo se esteve no local que avalia, embora em cada avaliação haja uma advertência sobre a veracidade do depoimento e uma infinidade de sistemas de controle de fraudes, conforme se observa das diretrizes do site.


A riqueza de detalhes nas avaliações mostra a experiência de quem viveu aquele momento, mas nem sempre com um olhar técnico, o que pode causar alguma estranheza existirem hotéis incríveis e não figurarem nessa lista. Para um leigo, é fácil confundir um hotel boutique com um cinco estrelas.



Hotéis da Serra Gaucha entre os melhores de diversas categorias

A título de conhecimento, em 2012, o Ministério do Turismo lançou oficialmente o Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass), e define sete tipos de empreendimentos. Nesse sistema são avaliadas as condições de infraestrutura, equipamentos, serviços oferecidos aos hóspedes e práticas de sustentabilidade, dando a eles as famosas estrelas. O sistema nascido em Florença na Itália é o mais indicado de categorização de estabelecimentos comerciais desde 1334.

Ainda por conhecimento, a classificação de “hotel boutique” não é um sistema oficial ou padronizado, mas sim uma descrição geralmente utilizada para identificar hotéis com características específicas, que podem incluir design de interiores exclusivo, decoração temática, uso de materiais de alta qualidade, gastronomia sofisticada, localização privilegiada, além de um serviço altamente personalizado e atencioso.

Importante trazer essa classificação, e a falta dela, para dizer que muitas vezes uma avaliação feita sem o devido conhecimento, pode levar o público a erro, como por exemplo exigir piscina de um hotel boutique, e design sofisticado de um hotel cinco estrelas. São coisas diferentes.


Por isso, os vencedores do Travellers’ Choice são determinados com base na qualidade e na quantidade de avaliações e pontuações dos viajantes publicadas no Tripadvisor em um período de 12 meses, e também por processo editorial adicional, que passa pelas diretrizes e padrões de qualidade e segurança do site.


Nós premiamos com o Travellers’ Choice – Os melhores dos melhores os hotéis com um grande volume de avaliações e opiniões positivas em 12 meses. Cada vencedor passou por nossos padrões rigorosos de segurança e confiança. Menos de 1% dos 8 milhões de perfis do Tripadvisor recebe o prêmio. Os melhores dos melhores, que é o mais alto nível de excelência em hospitalidade. Informa as políticas do site


Fato é que o Tripadvisor vem há bastante tempo realizando rankings dos melhores lugares para visitar a partir das avaliações (e de um processo editorial adicional), e ainda mostrando os por quês em centenas de depoimentos diferentes sobre um mesmo lugar.


O Brasil, todos os anos, aparece na Lista do Travellers’ Choice, o que mostra a relevância da hoteleira brasileira no cenário mundial, mais que isso: o quão participativo e colaborador é o viajante brasileiro nas redes sociais.


Além disso, fica evidente também que as tradicionais estrelas precisam ser repensadas, uma vez que a pluralidade de empreendimentos já não comporta mais o tradicional sistema. O que deixa a cargo das bigtechs do turismo criarem classificações que podem variar infinitamente.


Vamos aos indicados nas categorias “Melhores do Mundo”, “Novos e Badalados”, “Fora do Comum” e “Melhores da América Latina”:


Na categoria Melhores Hotéis do Mundo, o brasileiro premiado foi mais uma vez o Colline de France, em Gramado, em 3º lugar.


São 34 suítes com design exclusivo que possuem mobiliário esculpido a mão, com detalhes pintados em tons de ouro ou prata e seus ambientes aromatizados com uma fragrância personalizada.


O hotel conta com 3.297 avaliações, sendo 3.291 como “excelente” e apenas seis delas como “muito bom”. Nem mesmo o primeiro colocado, o indiano Rambagh Palace, o mais emblemático hotel de Jaipur, possui essa unanimidade entre as avaliações positivas.


O prêmio para o Hotel Colline de France significa na verdade um grande presente dos hóspedes em relação ao nosso empreendimento, nos sentimos agraciados com esse carinho e confiança. O grande impacto do prêmio Traveller’s Choice Best of the Best está fortemente vinculado à credibilidade, principalmente por estarmos localizados em uma cidade e em um país onde o turismo é um dos principais motores econômicos atuais, onde possuímos outros milhares de hotéis que realizam também serviços incríveis!” avalia Ana Clara Grings Tomazi, uma das proprietárias do hotel.

Até mesmo as avaliações como “muito bom” não deixam de tecer vários elogios. O Hotel já esteve outras vezes na mesma categoria, inclusive em 1º lugar.


Entre os Novos e Badalados, o brasileiro premiado foi o paraibano BA’RA.


Recém inaugurado, na beira mar de João Pessoa, o hotel conta com quase 600 avaliações, sendo 545 como “Excelente” (até o momento).


Em grande parte das avaliações, elogios para o staff e estrutura, ambiente, que conta com arquitetura do escritório “Plano B: arquitetos”; paisagismo de Patrícia Lago e interiores de Sandra Moura.

O nome é uma tradução de “mar” em tupi-guarani, tem suítes que variam entre 25 e 75m2. Na gastronomia, um restaurante italiano que promete fusão com a culinária nordestina e outro no rooftop, com menu contemporâneo.


Em 2021, fomos conhecer a Pousada e Spa Anttunina, na praia de Antunes em Maragogi – Alagoas, quando nessa categoria também foi premiada.


Entre os Hotéis Fora do Comum, destaque para o Vila da Santa Hotel Boutique & Spa, em Búzios, Rio de Janeiro.


VILA DA SANTA em Búzios, entre os "Hotéis Fora do Comum"

O projeto de 2010 que levou 5 anos para se concretizar recria uma vila de pescadores do Mediterrâneo, com pátios internos em diversos níveis de construção. As peças foram adquiridas pelo casal Bettina e Pierre d'Archemont em mais de 30 anos de viagens - muitas delas da França e Itália. No hotel, encontraram seu lugar de destaque para serem apreciadas por todos os hóspedes.


Em pouco mais de 1mil avalições, 995 vezes “excelente”. Geralmente elogiando a decoração e localização do hotel.


Entre os melhores da América do Sul, mais uma vez o gaúcho Colline de France, que ficou em primeiro lugar nessa categoria, seguido de dois outros também de Gramado: o Hotel Valle D’Incanto e o Hotel Ritta Höppner


Ainda entre os 10 melhores da América do Sul, o Summerville Resort - All Inclusive, em Porto de Galinhas e os alagoanos o Salinas Maragogi e o Best Western Premier, o único entre todas essas categorias trazidas aqui, que faz parte de uma rede internacional.


São mais de 3mil avaliações para o Hotel Valle D’Incanto, sendo mais de 2970 como “Excelente” e nenhuma avaliação como “ruim” ou “horrível”.


“Hotel mais romântico do mundo” diz uma das avaliações. Em 7 anos de sua fundação foi premiado por três vezes o Melhor Hotel do Brasil e em 2022 recebeu o título de Hotel mais romântico do mundo. Traços da cultura local e colonização italiana foram incorporados a sua tradição do bem servir.


Com pouco mais de 4mil avaliações, sendo 3.708 como “excelente”, o Hotel Ritta Höppner, prova que Gramado é celeiro dos melhores hotéis do Brasil.


Em comum com as demais avaliações dos também gaúchos da serra, os elogios à experiência, ao staff, aos serviços. “inesquecível”, “impecável”, “melhor experiência em hotel no Brasil” são alguns dos adjetivos ao hotel que se descreve como “um refúgio excepcionalmente acolhedor nas deslumbrantes paisagens da Serra Gaúcha”.


Já o Summerville Resort - All Inclusive, ocupa área verde de 70 mil metros quadrados na Praia de Muro Alto, em Ipojuca-PE.


São mais de 7 mil avaliações que descreve o hotel como “Férias e descanso num único lugar, com muita diversão, comida e belezas naturais”, diz uma das avaliações. “Um lugar perfeito para passar as férias”, completa outra.


O Salinas Maragogi, no litoral norte de Alagoas, oferece aos hóspedes uma estrutura totalmente integrada a natureza em mais de 66.000 m2


Com quase 13 mil avaliações, figura como um dos mais recomendados para a família na região.


Localizado na praia de Pajuçara, em Maceió, o Best Western Premier, ou simplesmente BW Premier, é primoroso no quesito hospitalidade e está em 6º lugar entre os melhores da América do Sul.



Com mais de 5mil avaliações, sendo de 4.271 como “Excelente” (até o momento), o hotel é curiosamente um dos mais discretos ao falar de si mesmo. Restringem-se a pontuar sua localização (que é privilegiada), as distancias para os (principais) atrativos da cidade, sem adjetivos nem hiperlativos.


Talvez por isso, seja surpreendente.


Da minha experiência, das diversas vezes que me hospedei no Premier, é preciso enfatizar que o hotel é singular na cidade.


O visual contemporâneo cria uma atmosfera sofisticada de férias na praia, quartos hiper confortáveis, e dois destaques: primeiro o Staff impecável do hotel, que faz você se sentir completamente em casa. Da recepção sempre gentil e acolhedora, ao café da manhã com colaboradores sempre simpáticos e atenciosos. Outro destaque é para a ambientalização sofisticada, sem ostentações.


Estar entre os melhores do TripAdvisor nos enche de alegria e nos estimula ainda mais a encantar nossos hóspedes com a bela missão de transformar uma viagem em uma lembrança prazerosa para toda a vida. Avalia Manoel Jucá, gerente comercial do BW Premier.


O hotel faz parte da rede BWH – Hotéis e Resorts, que conta com bandeiras como World Hotel Luxury, BW Premier Collection, Aiden (boutique), além do BW Premier (como o de Maceió), entre outros.



As avaliações emocionais dos verdadeiros interessados naquela informação, ou seja, dos viajantes, são um ponto de partida, um olhar sobre o novo comportamento do consumidor, que a partir de sua experiência é capaz de influenciar uma legião de outras pessoas, sem mesmo ter relação social com elas, mas simplesmente porque se sentiu acolhido, recebido, e teve dias extraordinários – de trabalho ou de lazer.




Comments


bottom of page