Museu Dalí, Café Gala, The Library, Il Ritorno: o que você não pode perder em St. Pete, na Flórida
- @paespelomundo
- 30 de jun.
- 4 min de leitura
Atualizado: 3 de jul.
O estilo de vida praiano e as atrações da discreta St. Petersburg

O calor do verão atrai turistas de diversos lugares, mas principalmente o turismo interno dos Estados Unidos para uma região que é uma jóia preservada. St. Petersburg, na Flórida, é uma daquelas cidades que vai se revelando aos poucos. Com pouco mais de 260mil habitantes, é um destino turístico incrível e surpreende quem busca praias, mas com calmaria e o bom gosto que a cidade oferece.
St. Pete faz parte da área metropolitana de Tampa - St. Petersburg-Clearwater, que, juntas, possui uma população de mais de 3 milhões de habitantes. É reduto de férias, eventos, e revela bem um estilo de vida americano leve, sem a agitação de grandes centros. O sol, sem dúvida é um dos atrativos da cidade que já entrou no livro dos recordes com 768 dias ininterruptos sem qualquer chuva, o que levou o apelido de “Cidade do Sol”.

Por ser uma cidade pequena, pode ser confundida com um passeio. Mas St. Pete é muito mais que um passeio de um dia, a cidade é um destino lindo e repleto de atrativos que são únicos nos Estados Unidos, como o Museu Dalí e o Café Gala, o The Library, o Il Ritorno, o rooftop do Sparrow no Moxy, portanto vale se hospedar.
#MuseuDalí, o maior acervo fora da Espanha
Sem dúvidas um dos lugares mais surprendentes de St. Pete. Um enorme museu com apresentação em 360º sobre a vida de um dos artistas mais inusitados do século XX.
Salvador Dalí e suas obras emblemáticas como “o relógio” estão mais vivas do que nunca em enormes telas de led que nos transportam para dentro de cada obra, do próprio tempo em que foram criadas. O Museu Dalí, em St. Pete, é o maior acervo de obras do Salvador Dalí fora da Espanha, com cerca de 96 pinturas a óleo, mais de 100 aquarelas, desenhos e esculturas. É um programa imperdível e para todas as idades.

Dentro do Museu, o Café Gala, é um surpreendente café/bistrô com menu inspirado na culinária espanhola. E se estamos falando em uma joia de cidade, com certeza o Café Gala é uma dessas joias de St. Pete. A comida é maravilhosa, digna de muitos prêmios. Peça o humos de cenoura, a pêra com trufa de chocolate, os embutidos e produtos frescos da região. Vale conhecer o Café Gala, mesmo se não for ao Museu. É daqueles lugares super gastronômicos e de muita inspiração.
Brunch com propósito
Localizado no campus do John Hopkins All Children’s Hospital, tem decoração com livros do chão ao teto e um ambiente insta‑friendly, o The Library é outra atração gastronômica da cidade. Fomos a um lindo brunch imerso nessa biblioteca. O projeto em parceria com o Hospital tem por propósito proporcionar momentos únicos e acolhedores para todos, em especial para familiares que acompanham as crianças pacientes em tratamento. O Lugar é lindo e inspirador. É sem dúvidas, daqueles lugares que tem que ir.

Recomendação Michelin
O Il Ritorno apresenta St. Pete pelos seus sabores e referências do chef David Benstock. Nascido na cidade e com trajetória em muitos restaurantes pelos Estados Unidos, como o The Modern (1 estrela Michelin), além de participação em programas de TV. O Retorno a sua cidade natal, marca uma nova fase na vida do chef e da gastronomia da cidade, inclusive pela chegada do Guia Michelin.
As massas caseiras e o toque do chef David levaram ao reconhecimento e recomendação do guia mais tradicional do mundo. Prove as interessantíssimas bolinhas de donuts com caviar. São delicadas e inusitadas. Além das massas, claro, prove também o creme azedo com azeite de sobremesa: instigante e saboroso.
Em 2024, o chef David Benstock inaugurou o St. Pete Meat & Provisions, um açougue-boutique que oferece carnes de alta qualidade (wagyu, carnes de caça, frango criado ao ar livre), muitas que são servidas no restaurante.
Para fins de tarde ensolarados e badalados a dica é o rooftop do Sparrow, que fica no Moxy Hotel. Com capacidade para ate 250 pessoas, o ambiente vai aos poucos mudando durante o por do sol. De um tranquilo lounge a uma balada, entre as mais buscadas da cidade. A cozinha diversificada vai de arroz peruano a sushis japoneses. Coquetéis autorais e um staff incrível faz você se sentir em casa e com um super alto astral.
Quem nunca foi a St. Pete deve programar uns dias nessa cidade linda e repleta de atrativos. Onde se imaginar um museu tão incrível quanto o Dali e tantas opções gastronômicas num destino de sol, calor, férias? Bravo!
Comentários