O ano (recorde) do Turismo no Brasil
- @paespelomundo
- há 46 minutos
- 3 min de leitura
Brasil bate recorde histórico de estrangeiros por aqui e por que isso é tão importante para o país ?

Detentores de uma das maiores riquezas naturais do mundo, a biodiversidade brasileira e o turismo do Brasil estão em alta. Pela primeira vez na história o país recebe mais de 8 milhões de turistas estrangeiros, número maior que em grandes eventos esportivos que sediou como a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016. A que se deve esse fenômeno? E qual a importância disso?
Ninguém protege aquilo que não conhece. Dito isso, é ponto de partida desses números a promoção que o Brasil vem fazendo no exterior por meio da agência de promoção internacional do país, a Embratur. Não é apenas uma participação em feiras e intervenções internacionais. É a resignificação de esteriótipos do que estaria no imaginário gringo sobre o Brasil. Em tempos de biotecnologia, de transição energética, de novos meios de comunicação e transporte, o país surge como protagonista da mudança de paradigmas que o mundo deseja. E se a palavra sustentabilidade muitas vezes é mal utilizada, fica cada vez mais claro na promoção do Brasil no exterior que isso por aqui é levado muito a sério.

Programas como o Feel Brasil (com “S”, sempre)apresentam para o mundo as experiências mais genuínas que o brasileiro é capaz de criar, como por exemplo o “Tucupi Tour – sabores da Floresta”, em Manaus; o “Safári Baleia – um encontro épico com as gigantes do Atlantico”, no litoral de Santa Catarina; o “Carnaval Experience – pelos bastidores do carnaval”, no Rio dJaneiro; ou quem sabe conhecer a história do Brasil “Pelos Becos de Tiradentes”, em Minas Gerais. São experiências que redefinem o que é fazer turismo por aqui. E não é só para estrangeiro, é para qualquer um que sabe a importância de ser alfabetizado antes de ser digital.
Do outro lado secretarias de turismos e Conventions, que aguardavam há anos por este momento, abraçaram a causa. É o turismo o grande Soft Power Brasileiro. É de emocionar tudo isso. Um país unido, mostrando ao mundo que somos pacíficos, que somos exemplos em hospitalidade, em biocombustíveis, em comunicação. E ainda nem falamos da Amazônia. A mãe desse país, esplêndido por natureza.
A Amazônia concentra a maior biodiversidade do planeta;espécies endêmicas (que só existem lá); imagina o potencial farmacológico? E os “Rios Voadores”? A evapotransposição das árvores amazônicas que influencia as chuvas em grande parte da América do Sul, impactando na agricultura, na energia hidroelétrica. E não para por ai: a importância civilizatória devido as centenas de populações indígenas; a importância diplomática – uma vez que reflete na imagem internacional do país e sua governança ambiental pelo mundo.

Mas afinal, o que isso tem a ver com o turismo?
Esse olhar que o Brasil vem, nos últimos anos, dando ao turismo com programas como o Feel Brasil incluem desde comunidades em grandes centros urbanos com suas experiências gastronômicas a ribeirinhos e suas vivências em mares e rios. É da Amazônia ao Rio Grande do Sul, passando elo Rio São Francisco. Tem um reels no instagram da Embratur que mostra bem isso: jovens que fazem transporte de turistas na Rocinha, e pequenos restaurantes na comunidade que preparam pratos regionais com a vista incrível do Rio de Janeiro.
Compartilhado em colab com a Embratur, o influenciador Ruan Juliet ainda fala “o que ninguém te conta é que parte desse dinheiro chega aqui nos becos: tem tour na laje, tour gastronômico”. E ainda pergunta ao colega Iuri, mototáxi: o que o turismo mudou na tua vida? E ele responde: - mudou praticamente tudo, comecei a estudar inglês, conheci gente do mundo todo, mudou minha finança. O gringo vê produtos fabricados aqui”. E o influenciador conclui: “cada turista que brota aqui no morro é renda pra um monte de gente. Guia, fotógrafo, o dono da laje. Quando o turismo cresce no Brasil, cresce pra todo mundo, papai.” Uma aula, simples.
Esse é o Brasil sustentável que queremos: ambiental, econômica e socialmente sustentável. Que sejamos exemplos para o mundo!
E você o que pretende conhecer no Brasil e pelo Brasil?Onde levaria um turista?
