top of page
  • Foto do escritor@paespelomundo

O melhor do Rio Grande do Norte: Tour gastronômico por Natal, Pipa e Galinhos

E fui até o estado do Rio Grande do Norte para um roteiro pra lá de saboroso, com direito a moqueca de pescaria recorde, ostras selvagens, montanhas de sal, e muitos, muitos camarões e polvos...



De Curitiba saí num voo Gol com uma única conexão em Guarulhos. Mas, a nova malha aérea nos traz novidades como o voo direto Curitiba – Natal, capital do estado.


Natal é também uma das lindas capitais do nordeste abençoada com temperaturas quentes o ano inteiro e belezas naturais de deixar qualquer viajante boquiaberto. E assim foram nossos dias, mesmo em dias nublados (mês de julho) o clima era quente e logo o sol se abria novamente.





Surpresas gastronômicas! É claro que a gente gosta de voltar aos clássicos! Mas as novidades estão surpreendentes em Natal. Em sua próxima ida a capital do Sol, do Sal, dos tantos Turismos.. não deixe de conferir o menu do restaurante Navarro, que fica no Hotel Escola Barreira Roxa - Via Costeira, onde também fiquei hospedado.

O Hotel Barreira Roxa é hotel escola administrado pelo Senac e proporciona uma elegante experiência de hospedagem frente mar, na Via Costeira, onde está o segundo maior parque urbano do Brasil. No lobby do hotel, o Navarro Restaurante, comandado pelo Chef Jonata @jonata_canela traz surpresas como esse lindo e saborosíssimo Risoto de Beterraba.


Prato vegetariano, esse risoto é a combinação perfeita: cremosidade na junção do arroz arbóreo e o creme de beterraba assada, com a crocância do alho poró tostado... (confesso que foi a primeira vez que provei alho poró assim. E achei perfeito!) além do toque de emulsão de Kefir, um prebiótico que ganha a mesa dos melhores cardápios veggies pelo Mundo. A entrada foi uma espetacular salada com camarões: linda, crocante, saborosa. E a sobremesa um mil folhas de mangaba. Menu Impecável!

POLVO A LAGAREIRO


Ainda em Natal onde fomos conhecer um restaurante especializado em carnes na brasa, e como esse blogueiro aqui tem evitado carnes vermelhas, pensei: Na terra dos camarões, Que tal provar um delicioso Polvo?


Mas sim, a casa tem inspiração em um restaurante específico porteño, o “Cabana de lãs lilas” que é um dos mais turísticos restaurantes de carnes assadas de Buenos Aires (ou parrilla - como se diz na Argentina) e está indicado no livro “1000 lugares para conhecer antes de morrer” E não é por acaso. O fundador do Don Matias, o José Matias Medeiros, trabalhou no argentino “Cabana de lãs Lilas” e no restaurante brasileiro do mesmo grupo: o Figueira Rubayat. O ambiente é lindo, contemporâneo, possui adega de vinhos…


Risoto
Risoto

Além do polvo, provei o risoto de cordeiro ⭐️⭐️⭐️⭐️ ⭐️ espetacular!!! o delicioso Petit gateau e o tiramissu - que tinha a textura de um sorvete (muito interessante).

Os drinks são um destaque a parte! De Negrone a muscle mule (ou melhor: Matias Mule) com toques de maracujá. Excelente!

O Don Marias fica na praia de Ponta Negra.






PIPA

Um dos destinos mais badalados do nordeste, a praia de Pipa, que fica no município de Tibau do Sul, tem programação para o ano todo.


Réveillon Let’s Pipa, Feira Literária, Festival Bossa & Jazz, MPB Fest e muitos outros… Claro, sem falar nas diversas praias da região como a praia do Madeiro, Baía dos Golfinhos, Praia do Amor…

Além disso, Pipa se tornou um dos principais destinos LGBTQIA+🏳️‍🌈 do Brasil. Várias pousadas, restaurantes, atrativos totalmente posicionados para o receber bem a diversidade. Como deveria ser em todos os lugares – do mundo!


Dois quadriciclos
Natal de Quadriciclo


ONDE SE HOSPEDAR?


Sabe aquele lugar aconchegante e cheio de charme?!

Nessa viagem a Pipa nos hospedamos na pousada Xamã.


Lugar ideal para ir em casal: lindo, charmoso, romântico..💕 Perto da av. Baía dos Golfinhos onde fica todo o burburinho de Pipa, a caminho da praia do amor e outras praias badaladas da cidade. E ao mesmo tempo um lugar sossegado e tranquilo.

☑️ A pousada tem estacionamento;

☑️ O café da manhã é delicioso;

☑️ a piscina fica no centro da pousada e é um charme;

☑️os quartos são lindos, românticos, super bem decorados e com uma enorme varanda, o que ficamos (chama-se embaú) tem banheira de frente para o jardim e piscina;

☑️ tem uma pequena academia;

🏳️‍🌈LGBTQIA+ são super bem-vindos 👏🏻 tinham váriossss casais 🥰

É daqueles lugares para ir e se apaixonar 🥰




PIPA GASTRONÔMICA:


Ainda em pipa fui conhecer a gastronomia litorânea do Madeiro Beach Hotel.

Ceviche, atum com salada, sobremesa de coco 🥥 com abacaxi


Ceviche
Ceviche

De frente para a praia do Marceneiro, escolhida pelo traveller’s Choice como uma das mais lindas do mundo.

O hotel fica numa das lindas falésias, com um amplo jardim onde recebem no restaurante de vista panorâmica.

A decoração rústica e sofisticada harmoniza artesanato local e o melhor do design.


A noite de Pipa é um caso a parte! O vilarejo se transforma em charmosos bares, restaurantes, onde idiomas se misturam aos sabores dos sorvetes tropicais, ao bronze dos turistas...


Fomos ao Trio Bar e Restô, um bistrô com um menu delicioso e super harmonizado com drinks especiais. Lugar ideal para provar aquele prato individual, claro, de camarão crocante com risoto de queijo!


Durante o dia fui conhecer a AMÔ tapiocaria... apesar do nome, a AMÔ é um enorme restaurante pé na areia com um cardápio regional surpreendente. Provei o carro chefe da casa o Peixe Lampião. Delicioso, recheio cremoso, acompanhamentos perfeitos... bem estilo comida de praia. O Prato serve tranquilamente de 3 até 4 pessoas.



Um lugar chamado GALINHOS



OSTRAS & SAL: Natural Luxury Experience tipicamente brasileira!


Thiago dentro do mar com prato de ostras
Galinhos

Fomos até o extremo norte do Rio Grande do Norte para vivenciar uma experiência gastronômica única: ver a pesca e provar Ostras Selvagens na península de Galinhos.


O passeio começa na porta da pousada AMAGALI onde nos hospedamos. De barco fomos até a região das Salinas. As montanhas de sal bruto que irão para as refinarias são impressionantes.


Nessa experiência rústica e única em Galinhos, RN, o pescador te leva (no barco de pesca) até a região de salinas (o estado é o maior produtor de sal do Brasil) e em seguida, para o berçário natural das ostras de região.


Homem dentro do mar com ostras
Galinhos

A pesca da ostra é feita pelo próprio pescador pois é arriscado se machucar com a concha, a iguaria é levada à beira mar (poucos metros dali) e degustada na hora! Ostras selvagens, sem intervenção humana de cativeiros, num santuário ecológico… o mar calmo de Galinhos!


E quem nos levou para essa maravilha de lugar foi a @anauereceptivo e o cozinheiro, piloto, pescador e um cara incrível o @gumoralgalinhos Obrigado por nos apresentar essa joia do Brasil.


Esse é o verdadeiro luxo do Brasil 🇧🇷

São muitos os benefícios ecológicos da aquicultura de ostras, começando com um processo de cultivo que quase não emite gases de efeito estufa e quase não utiliza água, rações, fertilizantes ou alimentos.


ostras
Ostras de Galinhos

Inesquecível!



MOQUECA DA PEIXARIA RECORDE


12 toneladas de Peixe!

Jantamos uma deliciosa moqueca feita com um dos peixes da recorde pescaria que aconteceu este mês.


Moqueca
Moqueca

12 toneladas de Garabebel (variedade de pampo) foram pescadas pelos trabalhadores da região. E que privilégio provar a moqueca dessa peixe, dessa pescaria!

Sempre quando falo em turismo de luxo lembro essas experiências únicas pelo Brasil! Uma verdadeira Natural Luxury Experience 🥂


Thiago com casal
Moqueca recorde

Quem nos recebeu no “Frutos do Mar – GastroLar ” foi a Lany e o Loro, casal que mora há anos em Galinhos e recebem viajantes do mundo todo para jantar em sua casa, ou GastroLar.

Os dois únicos pratos do cardápio do restaurante são: moquecas e polvo! Sabe aquele prato irretocável?



Uma perfeição.



ARTE NO MEIO DO SOL, DO SAL, DAS DUNAS


Um artista no meio do Sal, do Sol, das Dunas …

Foi uma despedida emocionante entre as Dunas de Galinhos, no extremo norte do Rio Grande do Norte.


E tudo isso porque o Leandro é uma artista que emociona…


Sem nunca ter entrado numa loja de instrumentos musicais (comprou o violino pela internet), sem nunca ter feito uma única aula ou assistido a um espetáculo de um violinista… vc emociona.

Um talento para a música erudita nas dunas do extremo norte do nordeste… parabéns pela sensibilidade e dedicação. Pelo esforço diante das adversidades 👏🏻 Que possamos ver seu talento ir longe!




Rio Grande do Norte, volto em breve!!




CONTATOS

 


Mais fotos do Rio Grande do Norte



Commenti


bottom of page