top of page
  • Foto do escritor@paespelomundo

ONU celebra o Dia Internacional do Jazz em cidade da África pela primeira vez

Inaugurando um novo capítulo na história do jazz, Tânger, no Marrocos, é a sede das comemorações do Dia Internacional do Jazz de 2024 neste 30 de abril. Pela primeira vez, a data será celebrada pelas Nações Unidas numa cidade no continente africano.


músicos na rua tocando sax
Unesco destaca a arte do improviso entre músicos de jazz. Foto: Unesco

Localizada no cruzamento entre a Europa e a África, Tânger personifica a diversidade cultural. A ONU destaca que o local possui uma herança do estilo musical e foi refúgio para artistas renomados como Josephine Baker, Ornette Coleman e Randy Weston.

Celebração


As celebrações começaram no último dia 27 de abril e Tânger recebeu uma variedade de eventos celebrando seu legado jazzístico. Programas educacionais, atividades para jovens e discussões sobre a história do jazz destacaram a importância cultural da cidade.

A grande final, o All-Star Global Concert, contará com performances de artistas internacionais, incluindo a lenda do jazz Herbie Hancock e o maestro marroquino Abdellah El Gourd. O concerto será transmitido ao vivo do novo Palácio de Artes e Cultura de Tânger pelo YouTube, pelo Facebook e pela WebTV das Nações Unidas para milhões de espectadores em todo o mundo.


Alcance educacional


O Dia Internacional do Jazz não se resume apenas a apresentações mas também é uma plataforma para educação. Professores e estudantes de todo o mundo mergulharão na história inspiradora do jazz por meio de uma variedade de recursos educacionais e vídeos.

A linguagem universal do jazz transcende fronteiras, promovendo paz, diálogo e entendimento. Reconhecido pela Unesco como uma força para a mudança social, o jazz incorpora liberdade de expressão, diálogo cultural e empoderamento, tornando-se um meio ideal para promover a inclusão e a tolerância.


Desde sua criação em 2011, o Dia Internacional do Jazz cresceu para se tornar a maior celebração anual de jazz do mundo. Com eventos em todo o globo, desde iniciativas comunitárias até cobertura midiática, continua a promover os valores da diversidade, igualdade e inovação artística.


Data para o Jazz


Designado pela Unesco como Dia Internacional do Jazz serve como ponto de encontro para entusiastas, artistas, educadores e comunidades de jazz em todo o mundo.

Celebrando a rica herança do jazz e seu potencial para impulsionar a mudança social, o dia destaca a importância do intercâmbio cultural e do respeito mútuo.


Na celebração do Dia Internacional do Jazz em Tânger, a Unesco enfatiza o espírito do jazz como “catalisador para a paz, unidade e diálogo ressoa mais profundamente do que nunca”.

Commenti


bottom of page