top of page
  • Foto do escritor@paespelomundo

De Jardim Botânico a Athos Bulcão: O que fazer em Brasília?

A capital federal surpreende na arquitetura, na gastronomia e na história do Brasil



Renato Russo, brasiliense, cantor e idealizador da banda Legião Urbana, foi um dos talentos geniais que descrevem Brasília, nossa capital Federal. Numa de suas mais emblemática músicas exclama: "meu Deus, mas que cidade linda! No ano novo eu começo a trabalhar... lá em Taguatinga". Cidade da música, da arquitetura, afinal, não se fala de Brasília sem enaltecer o brilhante e ainda de vanguarda traços do arquiteto. Oscar Niemeyer desenhou, em cima do projeto de Lúcio Costa, uma das cidades mais interessantes do mundo. Um avião talvez. Colorido em azul e branco pelas mãos de outro artista, Athos Bulcão.


Nessa passagem por Brasília, a convite da ABEAR - Associação Brasileira das Empresas Aéreas, FORNATUR - Forum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais do Turismo e Secretaria de Turismo do DF, conheci uma Brasília diferente do que tinha em meu imaginário.


Nada de Políticos nem de Política: Gastronomia!


Brasília é muito mais que isso! Uma cidade repleta de parques urbanos, vários lugares para um por do sol lindo...e uma cena gastronômica incrível.


Um dos principais complexos gastronômicos é o Mané Mercado, em frente ao estádio Mané Garrincha. Um grande espaço onde diversos restaurantes se dividem para servir os clientes na mesa. Qualquer que seja o pedido, de qualquer restaurante, vem na sua mesa. O que achei super confortável e interessante. Provamos os deliciosos petiscos da Casa Baco além da pizza extremamente fina e crocante. Ideal para ir com amigos.


Outro programa imperdível é o café da manhã no Jardim Botânico. Vários piqueniques montados embaixo de enormes árvores servem grupos de amigos nessa experiência imersa na natureza. Além de ser tudo lindo, a culinária é impecável. Omeletes, queijos, iogurtes e até um menu vegano. Impecável. Prove a tapioca com grãos e o iogurte com mel de engenho. Sensacional.


E em nossa lista gastronômica na cidade, tem também os rooftops. Na Torre de TV em frente aos hotéis fica o restaurante Mezanino. Uma vista 360 graus do DF. E um menu que vai de pratos executivos - provamos a parmegiana - a um menu à carta e ainda uma programação musical e de entretenimento durante a semana. Destaque para o painel de Athos Bulcão no interior do bar. Lindíssimo. Sem falar na vista para o Congresso Nacional.


Outro rooftop - guarda um restaurante infelizmente temporário. O Trust Gastronomia está na quarta temporada e escolheu um dos símbolos de Niemeyer, a Torre Digital para instalar nas duas hastes o restaurante com um menu criativo incrível. Atendimento impecável e uma vista espetacular. realmente conseguiu criar uma das experiências mais interessantes para o fim de tarde e noite na cidade.


Um clássico de Brasília é o Pontão da Asa Sul. Um complexo gastronômico a beira do lago Paranoá. Uma delícia de lugar, e o Izz Taste tem um menu delicioso. Provamos o executivo, com a deliciosa salada de entrada, nhoque e mignon e ainda a sobremesa de mouse de chocolate. Ideal para ir com amigos tomar uns drinks: de aperol a capirinhas.


siga PaesPeloMundo no Instagram @paespelomundo

Um Balanço no Cerrado: Balancéu


uma das novas atrações da cidade é um cantinho relaxante e com um visual contemplativo dos pequenos morros do cerrado. O Balancéu, é um balanço instagramável para quem deseja fotos lindas de um outro ângulo da cidade. E ainda provamos sorvete de bacuri com salada de frutas.


Passear pelas ruas de Brasília, pelos vãos dos prédios da Asa Sul até o Dog da Igrejinha, provar a pizza Dom Bosco... Brasília é surpreendente.


Hospedagem: Meliá 21


Excelente localização, ambiente, quarto. O hotel fica na principal região da zona hoteleira da cidade, em frente a Torre de TV, onde há um delicioso restaurante, o Mezanino. Quarto super confortável, com mesa de trabalho - o que me ajudou muito nesses dias em Brasília.


Além disso, o ambiente com um lindo elevador panorâmico interno e também o restaurante no segundo andar, tudo com decoração contemporânea e impecável. Café da manhã diversificado, com vários produtos regionais e muitos itens voltados a vários tipos de dieta, afinal no hotel também fica uma da maiores academias em hotéis do Brasil.


O staff é super atencioso, na recepção foram sempre super gentis e acolhedores. O hotel é discreto e tive uma excelente hospedagem - indicaria para quem procura fazer turismo a negócios ou a lazer. Excelente!


Vinícola no Cerrado






uma deliciosa experiência na Vinícola Villa Triacca. Você pode fazer a degustação com 3 rótulos de vinhos da casa ou harmonizar com um menu incrível que vai de pratos clássicos como os risotos aos criativos como o strudel de frutos amarelos, típicos do Cerrado.



O cerrado é um gigantesco bioma com mais de 204 milhões de hectares, que abriga 30% dos diversos seres vivos identificador no país.


Os vinhos de Brasília ainda vão dar muito o que falar…





confira as fotos de nossa passagem por Brasília



Comments


bottom of page