top of page
  • Foto do escritor@paespelomundo

Por que Viajar não está entre os assuntos mais pesquisados no google em 2022?

De como dançar Vapo Vapo a como fazer bolo de cenoura, passando por “Quanto custa um camelo”, os assunto mais buscados no google refletem um pouco (ou tudo!) do que foi o ano de 2022. Isso sem falar nas eleições e os assuntos que cercam.



Ainda foi um ano difícil para o turismo. Mas foi muito melhor dos que os anos anteriores Aeroportos lotados, feiras e eventos acontecendo 100% presencialmente, anúncio de expansão de malha aérea, mas nada disso fez com que o assunto “turismo, “viajar”, “viagem”, “para onde ir...” estivesse entre os mais buscados no google.


E por que? É uma simples pergunta. Confesso que até então sem resposta por mim pelo menos.


Sugiro algumas hipóteses:


O google não é o lugar mais indicado para quem está procurando viajar;

Na trend não teve a opção “para onde ir...”;

As pessoas estão buscando mais seus agentes de viagens do que o google;


Bom, poderia trazer dezenas de hipóteses. O que me chama atenção de fato é que entre os assuntos mais buscados, a palavra “Viagem”ou “turismo” não esteja em nenhum deles.


Segundo dados da ABEAR – Associação Brasileira das Empresas Aéreas, serão mais de 163 mil voos no verão 2022/23, isso sem contar com empresas aéreas que não fazem parte da associação, como a Azul Linhas Aéreas, por exemplo.


O assunto viajar faz parte da vida das pessoas, a gente viaja para lazer, por negócios, mas sobretudo para conhecer, trocar experiência, para viver. Não estar entre os assuntos mais buscados do maior buscador com mais de 8 bilhões de buscas por dia no mundo, causa estranheza.


Ao menos, que o google tenha na próxima pesquisa sobre os assuntos mais buscados em 2023 tenha a categoria “o que fazer em...” para que tenhamos mais algum dado sobre o turismo no Brasil.




Comentarios


bottom of page