top of page

Primavera na França: conheça passeios pela charmosa região vinícola do país

  • Foto do escritor: @paespelomundo
    @paespelomundo
  • 30 de mar.
  • 3 min de leitura

Destino preferido entre os viajantes em busca de bons vinhos, alta gastronomia e todo o savoir-faire francês, o sudoeste da França encanta com suas paisagens montanhosas e vales verdejantes, seus vilarejos intocados e cidades que são verdadeiros patrimônios históricos preservados.



Grand_Barrail (foto: divulgação)
Grand_Barrail (foto: divulgação)


E é agora em março, com a chegada da primavera e das temperaturas mais amenas, que o cenário fica ainda mais especial para quem visita as principais cidades dessa região, Bordeaux e Saint-Émilion.


Reconhecidas mundialmente pela excelência em Enoturismo, é ali que ficam as mais importantes vinícolas da França, onde é possível degustar rótulos premiados, organizar visitas a adegas históricas e realizar passeios pelos vinhedos, seja a pé ou de bicicleta.


A apenas duas horas de trem de Paris, Bordeaux, com sua vibrante cena gastronômica e cultural, combina tradição e modernidade, enquanto a pitoresca Saint-Émilion, Patrimônio Mundial da UNESCO, convida a uma imersão em séculos de história.


A seguir, descubra as principais atrações para quem quer curtir o sudoeste francês.


Bordeaux: tradição, inovação e experiências singulares


Quem chega a Bordeaux vai se deparar com importantes monumentos históricos, que se misturam a prédios de design moderno e uma atmosfera elegante e descontraída. Um passeio a pé pelo antigo bairro Vieux Bordeaux traz a oportunidade de explorar a arquitetura dos grandes edifícios antigos, visitar inúmeros Wine Bars com os melhores vinhos, restaurantes premiados e mercados tradicionais.


Outra forma de conhecer a região é pelo rio Garonne, em passeios de barco que passam pela icônica Ponte de Pedra de Napoleão (Pont de Pierre) e pela impressionante Ponte Jacques Chaban-Delmas, que conecta as duas margens da cidade. A maioria dos roteiros termina na Pont d’Aquitaine, com uma vista para a espetacular Cité du Vin, mas há também outras opções que seguem o rio acima em direção às vinícolas de Blaye e Médoc.


Inaugurada em 2016, a Cité du Vin é uma atração imperdível dedicada aos terroirs do mundo. Com uma arquitetura arrojada e futurista, que combina vidro e metal, o espaço fala sobre os mais de 2 mil anos da história da bebida de forma interativa e sensorial. Além de exposições permanentes e temporárias, o local conta com oficinas, restaurantes, uma charmosa biblioteca e uma loja de vinhos localizada no piso térreo do empreendimento: a Latitude 20.


A visita pode incluir também a Via Sensoria, uma degustação que conduz os participantes pelas quatro estações do ano e por diferentes tipos de vinhos do mundo produzidos em cada uma delas. A experiência termina no Belvedere, o mirante do museu que dispõe de um lustre feito de milhares de garrafas e vista panorâmica para o rio Garonne.



Saint-Émilion: charme medieval em meio aos vinhedos


Na margem direita do rio Dordogne, a 40 minutos de Bordeaux, o pitoresco vilarejo medieval de Saint-Émilion brinda os visitantes com os melhores vinhos do mundo entre premiados rótulos de merlots e blends de cabernet franc, cabernet sauvignon e malbec.


É ali que está o Château Grand Barrail, uma das mais impressionantes propriedades 5 estrelas do destino. O hotel está instalado em um castelo do início do século 20 e dispõe de 46 espaçosas suítes distribuídas em quatro prédios cercados pelos vinhedos.


Em dias de clima mais ameno, o Grand Barrail organiza apresentações de música clássica no gramado em frente ao Château. Os hóspedes são convidados a sentar-se em pufes ou charmosas toalhas para degustar vinhos e produtos típicos, como queijos, pães e geleias vindos de pequenos fornecedores da região.


E é do hotel também que os visitantes podem partir para desbravar o vilarejo, seja a pé ou em uma aventura com uma das bicicletas elétricas disponíveis para uso dos hóspedes. Cada bike vem um app instalado com GPS e sugestões de programas e passeios.


Um deles é partir em direção ao vilarejo de Saint-Émilion passando pelos vinhedos e por construções milenares. O destaque, sem dúvidas, é a Igreja Monolítica, uma das edificações subterrâneas mais célebres da Europa, que foi escavada no início do século 12 em um único bloco de pedra de calcário.



Grand_Barrail_Salão-Mourisco (foto: divulgação)
Grand_Barrail_Salão-Mourisco (foto: divulgação)


Depois de explorar as encantadoras ruas medievais do centro histórico, nada melhor do que desfrutar de um momento de autocuidado e bem-estar no spa do Grand Barrail. O empreendimento tem um spa em colaboração com a marca francesa de cosméticos Sothys – com 4 salas de tratamento, saunas e piscina coberta.


O Ritual no Coração dos Vinhedos é um convite ao relaxamento absoluto, que começa com um banho de espuma envolvente e perfumado, seguido de esfoliação suave com sementes de uva para renovar a pele. Na sequência, uma massagem com pindas – delicados saquinhos de linho recheados com uvas aquecidas – libera todas as tensões. Para completar, o tratamento facial Sothys Organics traz um brilho natural e revigorado à pele.


Para mais informações, entre no site www.grand-barrail.com ou acesse keypartners.com.br.

Comments


bottom of page