top of page
  • Foto do escritor@paespelomundo

RADAR: 25 de agosto a 2 de setembro 2018


BA: Litoral norte da Bahia tem lindas praias e muita história. A cidade de Camaçari abriga praias paradisíacas como a de Guarajuba, a 42km de Salvador, O projeto Tamar e o castelo Garcia D'Avila são destaques do destino.


 

Israel e Líbano: a ABS-SP (associação brasileira de Someliers - são paulo) promoverá apresentação e degustação de vinhos dos dois países, que será conduzida por Marcos Scheidegger. A degustação ocorrerá na próxima quarta-feira, dia 5/9.


 

Curitiba: A maior festa alemã do Brasil chega à sua 3ª edição em Curitiba. Com a chancela de Blumenau, a capital paranaense irá receber nos dias 07, 08 e 09 de setembro, a *Oktoberfest Curitiba*, que acontecerá neste ano no Museu Oscar Niemeyer (MON), das 11h às 22h.




 

BA: Intolerância religiosa ao acarajé será tema de documentário no Canal Curta! A descaracterização das vendedoras de acarajé tem gerado polêmica e o Iphan já publicou carta informando o risco de a comida perder o título de Patrimônio Imaterial da Cultura em função da série de adaptações por quem o prepara e comercializa. A Apus Filmes produzirá com exclusividade para o Canal Curta! o documentário “Akará – No Fogo da Intolerância”, que, por meio da história de três baianas que dedicam a vida à produção do acarajé mostrará como essa antiga tradição gastronômica tem sido afetada por divergências de credos religiosos.


 

MG: Tiradentes celebra 300 anos da cidade com Festival gastronômico. A 21ª edição do Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes reuniu cerca de 20 mil pessoas no último fim de semana, de 24 a 26 de agosto. O evento, promovido pela Plataforma Fartura – Comidas do Brasil, vai até o dia 2 de setembro, com intensa programação.


Renato Caleffi
Renato Caleffi

Os Chefs Hermes Custódio e Renato Caleffi são os novos professores do curso de gastronomia do Centro Europeu. Custódio é também responsável pelo tradicional Buffet do Castelo do Batel, em Curitiba, já Caleffi comanda o renomado restaurante paulista Le Manjue.


Hermes Custódio
Hermes Custódio

bottom of page