top of page
  • Foto do escritor@paespelomundo

O QUE FAZER EM CURITIBA NUM FINAL DE SEMANA

Uma cidade verde, repleta de atrações ao ar livre. Desfrute de um final de semana em Curitiba com o melhor que a cidade tem a oferecer.



SEXTA

- chegada na cidade início da noite

Aproveite a primeira noite para jantar num dos restaurantes que trazem a referência de migrantes de várias partes do mundo. Libaneses, Italianos, Poloneses... é possível encontrar várias opções. Mas se você prefere um lugar mais descolado e barulhento que tal comer o famoso pão com bolinho num bar Ucraniano?

- Bairro Italiano: para quem esta com muita fome!

Santa Felicidade. Lá você vai encontrar bons restaurantes que servem ao estilo colonial em bufê livre e também mais tradicionais com serviço a la carte.

Livre (coma a vontade): o restaurante Velho Madalosso, um dos mais tradicionais da cidade. Boa cozinha, ambiente agradável, excelente opção para conhecer as tradições da cidade.

Se você prefere um serviço a la carte, vale a pena conhecer o restaurante Familia Fadanelli. Famoso pela paleta de cordeiro com batatas e brócolis, a casa é do grupo família Madalosso. Os pratos são muito bem servidos e a paleta para 2 serve bem até 3.

Sorvete: mesmo se o dia estiver frio, vale a pena provar um autêntico sorvete italiano na Gelato Amaroni. Tem opções diet, picolés. Ah, e fica ao lado do restaurante Velho Madalosso.


- Restaurante Libanês:

Um dos meus restaurantes preferidos na cidade, o Nayme Culinária Arábe é além de tudo um lugar muito especial. O casarão tem referências do Líbano, e a comida preparada pela Chef Yasmin tem um sabor único. Saladas com tâmaras e azeite libaneses, pão típico feito na hora, pratos que vão de arroz de cordeiro a esfirras de zátar. Para acompanhar vale a pena provar o drink de Gin com licor de romã, meu favorito.


- Bar Ucraniano:

O Barbaran assim se define: “Um Bar simples, com referências à cultura ucraniana, tem lanches típicos do leste europeu e seleção de cervejas.” E o lugar é realmente um típico boteco e o pão com bolinho simplesmente um dos melhores lanches da cidade. Bom para bater papo com amigos numa mesa dentro ou ficar do lado de fora. É um lugar de poucos turistas e frequentado pela turma descontraída da cidade. Ah, tem cardápio com vários tipos de pão com bolinho.

Se deseja estender a noite, uma boa opção são os bares da Av. Batel – que fica no final da avenida, depois do shopping Pátio Batel.


Minha dica é o TAJ Bar. Ambiente com referencias asiáticas, possui Dj que deixa o ambiente mais descontraído como um lounge bar mais cedo e depois mais balada ao longo da noite. Os drinks são excelentes, feitos num espaço/bar especialmente destinado ao que chamam de “farmácia”. De Moscow Mule a Caipirinha. Meu preferido é o Gin com Hibiscos e a infusão de melancia.



SÁBADO

Curitiba é a cidade dos parques. E nada melhor que começar o dia fazendo uma caminhada num dos parques da cidade.

Você também pode aproveitar o sábado pela manhã para conhecer esses parques com o ônibus de turismo da cidade. Ele possui várias paradas pelos principais parques, atrações turísticas e bairros.

- Parque Barigui: O mais frequentado da cidade, é um lindo parque verde com pista para caminhadar, correr ou pedalar. Uma volta completa em ao redor do lago tem 5km. Há ainda equipamentos para alongamento e alguns exercícios. Outra atração é o passeio de helicóptero (disponível em alguns dias). Há aluguel de bicicletas.

- Parque Tanguá: se você prefere um parque para apreciar o por do sol e tirar lindas fotos. O Tanguá é um desses lugares. Ideal para apreciar a natureza ao redor, as fontes, as torres de onde se tem um visual lindo daquela região da cidade.

Sábado à tarde

Na Praça Espanha há alguns bares e restaurantes que abrem suas varandas para o público (principalmente nos dias mais quentes). Você pode ir no espanhol Pata Negra; no de frutos do mar, Bistrô do Victor; na hamburgueria Jerônimo. Geralmente aos sábados há algumas atrações ao ar livre como a feira de antiguidade e exposições de carros antigos.

Museu Oscar Niemyer: Uma boa dica para aproveitar o sábado a tarde em Curitiba é um passeio pelo MON. O maior museu da América Latina possui também o mais significativo acervo asiático do continente latino americano. Várias exposições temporárias fazem parte da programação do museu. E mesmo que você não deseje entrar, vale a pena o passeio pelo Vão Livre onde dá para apreciar o lindo anexo em forma de olho e até mesmo algumas obras do Francisco Brennand que ficam no pátio. Aproveite o final de tarde para um café na cafeteria e loja de souvenires do museu, com um ótimo cardápio e catálogo. Ah, e claro...o lindo por do sol para fotos inesquecíveis.

Shopping Pátio Batel: O programa de sábado a tarde pode ser também visitar um dos melhores shoppings da cidade. O mix de marcas vão de internacionais como Tifany, Louis Vuitton, Prada à marcas locais como Riachuelo. Aproveite o fim de tarde para um café nas diversas cafeterias do shopping espalhadas pelos 3 pisos. Ou quem sabe um jantar mais cedo num dos elegantes restaurantes, como o La Varenne, Pobre Juan, Pasta Gialla, Jamie’s entre outros.

DOMINGO

Curitiba é uma grande capital que conserva tradições de suas mais diferentes influências. Um programa turístico e também super apreciado por locais é a Feira do Largo da Ordem.

foto: Victorgrigas

A Feira do Largo da Ordem oferece dezenas de opções de artesanatos, souvenirs da cidade e utilidades como caixas em madeira, vestuário em couro, sabonetes artesanais e muito mais. A feira começa bem cedo e termina por volta de 1h da tarde. Aproveite para conhecer o tradicional bar do alemão, onde o cardápio é tipicamente germânico com direito a joelho de porco, ou apenas aproveite a variedade de cervejas do local.

Procure um Hotel em Curitiba pelo preço


bottom of page