top of page
  • Foto do escritor@paespelomundo

Sergipe Realiza Seminário de Turismo Gastronômico com Palestras Multidisciplinares





Nos dias 24 e 25 de novembro, a Secretaria de Turismo do Estado de Sergipe reuniu profissionais ligados ao turismo e a gastronomia para discussão sobre as pautas do turismo gastronômico, demandas dos empreendedores, políticas públicas, esclarecimentos e conhecimento sobre o que há do tema no Brasil.



Na oportunidade, o Secretário de Turismo do Estado, Sales Neto falou sobre a importância do evento para o turismo local, sempre em transformação; lembrou as novas rotas gastronômicas de Sergipe e o trabalho em conjunto com entidades como o Sebrae, Senac, Abrasel e empreendedores locais.


O Turismo Gastronômico vem sendo discutido como política de Estado e que eleva a discussão sobre os planos nacionais de turismo de uma forma geral.


Exemplos de países como o Peru, que se tornou referência em gastronomia foram trazidos à discussão como exemplo a ser observado e comparado vide o grande potencial e diversidade de ingredientes que temos no Brasil.

Auditório do Museu da Gente Sergipana - Aracaju

Entre os palestrantes, representantes do Embrapa-AL, do Senac-BA, do Sebrae, o chefes de cozinha, além de políticos, e representantes técnicos do Ministério do Turismo, que vem fazendo um trabalho contínuo sobre esse tema.


Em nossa participação, apresentamos “Um olhar sobre o Turismo Gastronômico no Brasil” as experiências vividas nas viagens do programa Voar De Novo, uma parceria da ABEAR – Associação Brasileira das Empresas Aéreas e Fornatur – Forum Nacional dos Secretários e Dirigentes estaduais de Turismo.


Entre as apresentações mostramos o que estados como o Rio Grande do Norte, Piauí, Goiás e Sergipe tem feito em relação as rotas que envolvem seguimentos do turismo e da gastronomia, como por exemplo a pesca de ostra selvagens em Galinhos/RN; os pratos a base de frutos do mangue nas ilhas do Delta do Parnaíba/PI; a nova Rota dos Pireneus – Queijos e Vinhos de Goiás (terroir do cerrado) e o turismo de base comunitária de Sergipe com as catadoras de mangaba, de Aratu, e receitas ancestrais em São Cristóvão.

Aluísio Goulart - Embrapa - Alagoas

Durante os dias do evento, os palestrantes tiveram a oportunidade de vivenciar algumas das experiências de turismo gastronômico de Sergipe, como visita ao mercado central, e também conhecer a fabricação das queijadas de São Cristovão.




O seminário contou com o apoio da ABrasel – SE; ABIH, Hotel DelMAr, restaurantes como o Caçarola, Santa Pizza, Beach Stop, Seu.Lima, entre outros.





 

Mais fotos do Evento:





1 Comment


Denio Azevedo
Denio Azevedo
Nov 26, 2022

A sua presença abrilhantou o evento. Maravilha 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽

Like
bottom of page