St. Petesburg: a pequena e surpreendente cidade da Flórida
- Thiago Paes
- 17 de jun.
- 3 min de leitura
Atualizado: 3 de jul.
Praiana, cultural, gastronômica, a cidade “easy going” da Flórida

Uma cidade balneário, St. Petesburg é completamente encantadora, povo acolhedor entre muitos outras qualidades que essa viagem gastronômica pelo estado americano da Flórida nos fez conhecer.
Fomos a St. Pete a partir de Miami, por estradas completamente super bem sinalizadas, fácil acesso a tudo, e gastamos 5 horas em média. Portanto, prepare o carro e curta a viagem. Outra forma de chegar a St. Pete é pelo aeroporto de Tampa, que fica a cerca de 30 min do centro local.

Hotel e Rooftop
Em St. Pete a vida parece mais leve, mais calma, a agitação dos bares e rooftops se contradiz a calmaria das ruas. Lugares lindos, gente descolada para aproveitar o verão americano no que são consideradas as melhores praias dos Estados Unidos por várias premiações nacionais.
E por falar em rooftops, nos hospedamos no MOXY ST. PETE, o hotel mais descolado da rede Marriot, e sem dúvida alguma o melhor endereço da cidade. O quarto super confortável de frente para a rua badalada vai ao encontro da proposta do rooftop Sparrow, um dos mais buscados na cidade, que fica no hotel.
Bebidas locais e internacionais, cardápio repleto de produtos frescos. Aliás, a comida saudável está em alta na Flórida. No Sparrow by Moxy provamos o peixe branco com legumes (incrível), o arroz peruano (Chaufa) com camarão, o sushi e muitos drinks interessantes: de negroni a margueritas.

Outra atração na cidade é o brunch do THE LIBRARY. O lugar que faz parte do complexo hospitalar John Hoppiks é encantador e tem por propósito ser um local de calmaria e acolhimento para os pacientes crianças e familiares que passam por ali. Mais que isso, The Library é um restaurante lindo, frequentado por todos da cidade e com um cardápio super interessante entre ovos beneditinos e sucos da casa. O ambiente, o menu, a proposta, tudo completamente incrível e imperdível.

St. Pete-Clearwater
Um passeio pelas ruas amplas e estradas expressas nos levam para outra cidade praiana da região: Clearwater, a 30min de St. Pete. Um local lindo, no estilo casa de praia, e com bares e restaurantes interessantes para curtir o dia com o THE LIVING ROOM, onde provamos uma receita clássica do sul dos Estados Unidos, o “Camarão com grãos” e a “salada de avocado com camarões”.

O lugar é um bar de centro de praia, a comida é completamente incrível (uma das melhores da viagem) e de certo ficaríamos bem mais tempo na cidade, portanto, vale programar passar o dia só ai.
Ou quem sabe conhecer um museu que conta a história de um dos maiores artistas do século XX?
No Museu Dali em St. Pete você vai imergir na história de vida e na obra de Salvador Dali, o artista espanhol que reinventou os limites da arte, levou o inconsciente para a tela e transformou o surrealismo em um movimento global. Sua genialidade abriu portas para que a arte não apenas represente o mundo — mas o desafie.
Inaugurado em 1982 e reinaugurado em 2011, o museu combina arte, arquitetura e resistência: sua estrutura de concreto com vidraças surrealistas é feita para suportar até furacões de categoria 5. Um verdadeiro templo do surrealismo — entre o sonho e a tempestade.
Ah, claro, o Café Gala, dentro do Museu. É uma atração gastronômica a parte. Simplesmente surreal!
St. Pete é daqueles lugares pra ir conhecendo com calma, curtindo o dia ou a noite, e voltar sempre ! Aproveite!
Aqui vão alguns lugares que conheci:
Museu Dali @dalimuseum
Café Gala @cafe_gala
The Library (brunch) @thelibrarystpete
Il Ritorno (recomendado pelo Michelin guide) @ilritornodowntow
Sparrow rooftop @sparrowrooftop.stpete
The Living Room (Clearwater)
Moxy Hotel @moxystpete
Mais fotos de St. Pete
Thiago Paes é publisher em PaesPeloMundo, colunista em Portal Uai Turismo / Correio Braziliense, BomGourmet e revista Where. Apresentador em Travel Box Brazil. Está nas redes sociais como @paespelomundo e contato@paespelomundo.con.br
Comments