top of page
  • Foto do escritor@paespelomundo

Os 3 Momentos Históricos de São Francisco (EUA) para conhecer antes de Viajar para a Califórnia



Um dos destinos mais fascinantes dos Estados Unidos, San Francisco, ou SanFran, é um lugar relaxante e com programas culturais e gastronômicos imperdíveis.


A cidade de São Francisco já foi palco de momentos históricos, como o movimento gay, hippie e o mais recente deles, o templo da tecnologia mundial com o Vale do Silício.


HIPPIE


Haight-Ashbury é um distrito da cidade de São Francisco, na Califórnia, localizado em torno da esquina das ruas Haight e Ashbury, famoso por seu papel como centro difusor do movimento hippie na década de 60 nos Estados Unidos. É popularmente chamado de The Haight.


Desde os anos 60, quando era ligado à cultura beat, Haight-Ashbury era procurado como moradia de pessoas que não tinham condições de morar em locais mais nobres do norte da cidade. Janis Joplin, Jefferson Airplane e Grateful Dead, foram alguns dos nomes que viviam naquelas redondezas.




Hoje, o local mantém algumas lojas e a tradição do movimento que marcou a contracultura e o amor livre.



O ônibus de turismo, que liga todos os pontos da cidade, faz parada na famosa esquina Hippie, mas as poucas lojas não atraem muitos turistas. Vale o registro histórico e quem sabe um sorvetinho numa das esquinas mais famosas da cidade.






MILK


1978 ficou marcado na história de São Francisco. O primeiro político assumidamente gay era eleito ao cargo de supervisor da cidade (uma espécie de vereador), após várias tentativas frustradas e a campanha difamatória, inclusive com celebridades, contra aquele que já havia se tornado ativista, o empresário Harvey Milk.





Milk resistiu a hostilidade de seus vizinhos no bairro do Castro e montou sua loja de fotografia, resistindo a todos os boicotes. Seu ativismo marcaria a história da comunidade gay do mundo para sempre. No entanto, no mesmo ano, Milk e o prefeito da cidade George Moscone foram assassinados por seu rival político, o homofóbico Dan White.



A campanha pública de Anita Bryant contra a homossexualidade e os múltiplos desafios às leis sobre direitos dos homossexuais por todo o país deu combustível aos políticos gays em São Francisco. Dezessete candidatos no distrito de Castro inscreveram-se naquela eleição de 1978 para supervisor; mais da metade deles eram gays. The New York Times revelou uma legítima invasão de gays em São Francisco, estimando que a população gay era de 100 mil a 200 mil de um total de 750 mil pessoas.





Os políticos George Moscone e Harvey Milk são nomes super respeitados e relembrados na história da cidade. O bairro do Castro, é símbolo do movimento gay e do ativismo político nas questões de gênero. É visitado por milhares de turistas gays e não gays, que podem conhecer melhor a história da diversidade e os movimentos que marcam a comunidade nos Estados Unidos e influenciam o mundo. A Rua do Castro é um programa imperdível na cidade.





Para chegar lá, basta pegar o bondinho (Market Street) e ir até a última estação, que fica exatamente no início da rua Castro.








VALE DO SILÍCIO



São Francisco é hoje a Meca da tecnologia mundial. O Vale do Silício é um apelido da região da baía de São Francisco onde estão situadas várias empresas de alta tecnologia. Mesmo após a queda das pontocom, o Vale do Silício continua a manter seu status como um dos maiores centros de pesquisa e desenvolvimento no mundo. Em 2006, o The Wall Street Journal descobriu que 12 das 20 cidades mais inovadoras da América estavam na Califórnia e que dez delas estavam no Vale do Silício.



Algumas das empresas que se encontram no Vale: Amazon, Google, Facebook, Nokia, Panasonic, Sony, YouTube e muito mais.



Em 2014 quando estive em São Francisco já podia sentir o aumento dos preços das hospedagens na cidade devido a grande leva de pessoas que procuram o Vale do Silício tanto para trabalhar como para o turismo executivo. Dois anos antes, os preços eram mais convidativos.


Não deixe de conferir a loja sem filas da Amazon, a AmazonGo, onde não existe caixas. Um sistema de sensores possibilita a verificação de produtos que o cliente pega na prateleira e registra tudo na saída,o valor é descontado direto na conta da Amazon, através do cartão de crédito.



confira o valor das hospedagens em São Francisco ----- AQUI.




bottom of page