top of page
  • Foto do escritor@paespelomundo

O que fazer em Um dia em Évora


Monumentos históricos, adegas de vinhos, gastronomia alentejana e muito mais em Évora, que é uma das cidades mais antigas da europa.


A cidade é o centro do Alentejo. Principal ponto turístico da região, é uma linda cidade medieval, que mescla história, vinhos, boa gastronomia, bons hotéis e também é o ponto de partida para muitas outras cidades da região.


COMO CHEGAR DE CARRO:

a estrada desde Lisboa é muito fácil de chegar e até a cidade de Évora haverá pelo menos 2 pedágios. Ao alugar o carro certifique-se que o pedágio está incluso para poder ingressar na cancela expressa, caso contrário deverá ter que passar pelo pagamento manual. A viagem dura cerca de 2h.


(o pedágio tem valores diferentes de acordo com o trecho. Pagamos de $1,75 a $13 euros nas estradas de Portugal).


CENTRO HISTÓRICO - cidade Museu

Ao chegar no centro histórico da cidade você verá o Templo Romano. Essas grandes ruínas que lembram Roma, é um dos monumentos romanos mais importantes de Portugal.


A cidade é pequena e dá para fazer tudo a pé. O templo Romano esta ao lado da Catedral da Sé.


A Sé é realmemte uma obra-prima da escultura medieval portuguesa.


Aproveite o visual da parte mais alta da cidade para aquelas fotos tipo cartão postal.


Sem sair deste ponto, vá até a Adega Cartuxa, mais precisamente a Enoteca Cartuxa que fica em frente ao Templo Romano. Lá você vai encontrar uma pequena adega exclusiva dos vinhos da Fundação Eugênio Almeida (EA), que produz os vinhos cartuxa e Pera Manca, uma das marcas mais conhecidas de Portugal.


Melhor fazer reserva!!! A enoteca é pequena e muito procurada. Caso você não tenha como fazer reserva, vale arriscar ou simplesmente degustar um dos aperitivos como o quejo de cabra com nozes acompanhado de uma taça de vinho no balcão da enoteca.




O centro histórico de Évora é um dos mais ricos de Portugal, sendo classificado como Património Mundial desde 1986.



A região do Alentejo é conhecida como uma das mais especiais gastronomias do país. Restaurantes como O Fialho, Santa Catarina são sempre recomendados, mas nossa dica é conhecer o restaurante Dom Joaquim e provar a bochecha de porco, uma das especialidades da casa e também da região.




Aproveite o final de tarde para conhecer a Vinícola da Cartuxa, de onde saem os vinhos cartuxa, EA, e pera manca. O passeio pela cave é muito semelhante aos passeios pelas caves da cidade do Porto.



dica: o nosso GPS em todas as vezes que estivemos em Évora nos levou para o lado dos fundos da Adega Cartuxa, onde se encontra o mosteiro que a adega apoia. Para ir a Adega, entre pela entrada no meio do estacionamento em baixo dos Arcos (arqueoduto) e siga por trás de um condomínio de prédios numa rua estreita a esquerda. É mais fácil do que imagina!!



>>>>>> Programe suas férias com seu agente de viagem! <<<<<<

Não é mais caro, e você terá a sua disposição um profissional que conhece tecnicamente cidades, hotéis, atrações. Um relato de viagem é a experiência de quem esteve apenas uma vez naquele local. Cada experiência de viagem é única e o auxilio de um profissional pode te ajudar a definir as melhores escolhas. O melhor pelo melhor preço! Time is money, e Boa viagem!

bottom of page