top of page

Wynwood em Miami: a criatividade do bairro em constante transformação

  • Foto do escritor: @paespelomundo
    @paespelomundo
  • 30 de jun.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 3 de jul.

Além dos murais, o Wynwood é um local de inspiração e criatividade



O Wynwood em Miami não é apenas um bairro de murais. É um local em constante transformação e um case de sucesso na economia criativa. O bairro industrial que deixou para trás prédios funcionais deu vazão à criatividade, resignificando o motivo pelo qual o local devia ser frequentado. Hoje a transformação constante passa também pela gastronomia.

 

Quando em 2009 foi inaugurado o Wynwood Walls, o espaço de exposição de muitos murais (ver sobre tickets), Miami consolidou um processo iniciado desde o ano 2000 pelo visionário Tony Goldman – o mesmo que participou da criação do Soho e de Souoth Beach. Grandes nomes do grafite, como os brasileiros “Os Gêmeos”, Kobra, Cranio abraçaram a ideia e ajudaram a transformar o bairro numa galeria a céu aberto. A ideia genial mudou o turismo da cidade, com seus mais de 70 murais espalhados pelas ruas do bairro.

 

As intervenções independentes agregaram resiliência e foram ao encontro da constante transformação do bairro, que hoje é repleto de lojas de designers locais, galerias de arte, museu do grafite, showrooms, restaurantes que ganham cada vez mais espaço na cena local, resignificando os motivos pelos quais o bairro renasce todos os dias.

 


Ir ao Wynwood é vivenciar essa transformação. Passear de carro e admirar os murais, uma parada para um café numa padaria comum ou numa cafeteria elegante do bairro vai te levar a muitos insghts criativos. E a criatividade transforma o mundo.

 

Yann Couvreur Café, por exemplo, rede francesa que possui lojas em Dubai, Catar, Paris, escolheu o Wynwood para sua única loja nos Estados Unidos. E a sofisticada cafeteria se harmoniza a descontração do bairro, com suas mesas de frente para janelões de vidro – se integrando a vivência local, ao mesmo tempo que proporciona experiências como a de o cliente auxiliar na elaboração de seu próprio mil folhas.

 

O chef, que já passou por casas estreladas como Le Meurice e Park Hyatt Paris-Vendôme, decidiu fazer da simplicidade extrema seu gesto de sofisticação. Ele diminuiu os doces em vitrines e optou por preparações frescas, feitas sob demanda — um luxo silencioso, baseado nas memórias que o cliente terá após essa simples experiência com essa sobremesa clássica e premiada.

 

E isso tem tudo a ver com o Wynwood. O bairro em constante transformação que mais uma vez encontra na gastronomia sua aliada nesse novo turismo pós pandemia, que valoriza os detalhes, os momentos, as experiências que ficam na memória. Um passeio pelo Wynwood é uma imersão nas possibilidades criativas, mas também uma reflexão sobre o talento, sobre a diversidade que une despojamento e sofisticação, e principalmente, uma oportunidade de muitos insights criativos para sua melhor versão. Bravo, Wynwood. Bravo!



Obs.: vale coferir os eventos que aocntecem no Wynwood, públicos e privados. O Bairro fica ainda mais incrível com suas festas com DJs de dia ou a noite. Mais em https://thewynwoodwalls.com/


 

 

Comments


bottom of page