Conhecemos uma das mais modernas Vinícolas de Portugal - Adega Mãe

Atualizado: Fev 3

Em Visita às vinícolas nas proximidades de Lisboa, fomos conhecer a Adega Mãe, uma moderna vinícola que vem produzindo excelente vinhos, principalmente os brancos minerais.


Para quem vai ao norte de #Portugal é fácil encontrar diversos roteiros de vinhos, principalmente a partir da cidade do Porto em direção ao Douro, onde estará diante de um imenso patrimônio da humanidade designado pela Unesco. Mas se sua viagem não incluir o norte do país, vale a pena conhecer as vinícolas próximos à Lisboa (região mais ao sul).


A moderna Adega Mãe fica na cidade de Torres Vedras a 50km de Lisboa (ver mapa ao final). Ou a 25km de Óbidos, a cidade famosa pela ginja.


A visita começa com um passeio pelas grandes cubas de armazenamento e fermentação; laboratório, barricas de carvalho francês e americano e termina na sala de provas, ao lado do lindo salão de eventos.



Fomos de Mafra para Torres Vedras onde fica a Vinícola por uma estrada dentro da cidade, o que só depois percebemos que não foi uma boa. A melhor Dica é direcionar o GPS para seguir sempre pela A8 - uma das estradas mais conhecidas do país.


Vá e volte pela A8!


A visita inclui prova de vinho. Mas, há diferentes provas. Você pode escolher provas mais simples e mais completas que são de acordo com os rótulos pagando um custo adicional.


Quando fomos não havia restaurante aberto na vinícola (só com reserva antecipada). Nem nas proximidades! Vale a visita principalmente por se tratar de uma das mais modernas vinícolas de Portugal.



Na loja da Adega é possível comprar rótulos comuns e premiadas, como o "AdegaMãe Terroir 2012" (foto acima), o novo tinto topo-de-gama lançado no final de 2016, que esteve em destaque nos prémios anuais da Revista de Vinhos, conquistando o prêmio de “Melhor de Portugal”, integrando a “guarda de honra” dos grandes vinhos portugueses. E por um ótimo preço!




Horário de Funcionamento:

  • Abertos para visitas todos os dias das 9.30 às 18h30

* Excepto Domingos, com horário de funcionamento entre as 11h00 e as 18h00. Fechado das 13h às 14h.







confira a distância desde Lisboa:



Sobre a AdegaMãe:

"A AdegaMãe nasce do investimento do Grupo Riberalves numa nova área de negócio e surge como uma homenagem da família Alves à sua matriarca, Manuela Alves. O conceito de “Mãe” é a inspiração para um espaço de nascimento, de criação, no qual se pretende potenciar as melhores uvas e fazer nascer os melhores vinhos. Localizada no Concelho de Torres e vocacionada para a produção de vinhos com características muito próprias, graças à proximidade do mar e influência do Clima Atlântico, a AdegaMãe é, igualmente, uma referência para o enoturismo da Região de Lisboa, destacando-se pela arquitectura exclusiva e por todas as actividades desenvolvidas em torno da vinha e do vinho. Sendo uma empresa do Grupo Riberalves, a marca Dory (inspirada nos Dóris, embarcações antigamente utilizadas pelos portugueses na pesca do bacalhau) representa a principal gama de vinhos comercializados. Depois da primeira vindima, realizada em 2010, a AdegaMãe tem vindo a colher reconhecimento no mercado nacional e internacional, para onde canaliza 60% da sua produção. Em 2015 a AdegaMãe foi eleita Empresa do Ano no Sector do vinho em Portugal, nos prémios atribuídos pela Revista de Vinhos." (fonte: site)

0 visualização