top of page
  • Foto do escritor@paespelomundo

Fotografias de exposição sobre Portugal agora podem decorar sua casa

Exposição em comemoração aos 22 anos da Câmara de Comércio Brasil - Portugal no Paraná traz fotos de norte a sul do país lusitano


A convite da Câmara de Comércio Brasil Portugal - PR, foi realizada exposição fotográfica que retratou Portugal do Douro ao Alentejo. Com ênfase na cultura vitivinícola portuguesa as obras da exposição realizada em 2018 retratam o cotidiano de diversas cidades, tais como Pinhão, Braga, Guimarães, Porto, Vila Nova de Gaia, Nazaré, Fátima, Óbidos, Sintra, Évora, Montemor-o-novo e claro da capital, Lisboa.





A série fotográfica inspirada em Portugal, agora pode ser adquirida em vários formatos, tamanhos, em papel fotográfico ou canvas (tela) pela galeria de arte UrbanArts online e em diversas lojas pelo Brasil.



As fotos retratam Portugal de diversas formas, em grande parte revelando o cotidiano de pessoas comuns ou ainda abstratamente em cores e contrastes únicos. Vale a pena conferir.


A Região Vinhateira do Alto Douro ou Alto Douro Vinhateiro é uma área do nordeste de Portugal com mais de 26 mil hectares, classificada pela UNESCO, em 14 de Dezembro de 2001, como Património da Humanidade, na categoria de paisagem cultural e rodeada de montanhas que lhe dão características mesológicas e climáticas particulares.


Um das imagens da exposição traz o Farol da cidade de Nazaré, conhecida pelas ondas gigantes que surfistas do mundo todo vão para se aventurar. Mais uma vez o cotidiano é marcado na fotografia. Duas crianças conversam na foto que traz o nítido céu azul de Portugal em contraste com o farol vermelho e sua muralha. Lindo!


Veja a foto do Farol que se localiza no Forte de São Miguel Arcanjo, em Nazaré:


VEJA AQUI A IMAGEM DO FAROL DE NAZARÉ TRANSFORMADA EM OBRA DE ARTE > AQUI.



Nas fotos, pessoas anônimas, paisagens deslumbrantes que mostram o outono português entre vinhas e oliveiras. O norte de Portugal possui uma ligação muito forte com a cultura vitivinícola e não poderia deixar de faltar tais referências nas imagens expostas no evento de comemoração dos 22 anos da Câmara de Comércio Brasil-Portugal PR.


Pátio da Universidade de Coimbra

Já a Universidade de Coimbra que é uma das universidades mais antigas do mundo ainda em operação, foi retratada nas fotos a partir de seu gigantesco pátio, sempre trazendo referências ao cotidiano dos que lá estudam ou das dezenas de turistas que por lá passam todos os dias.


Com aproximadamente 25 mil estudantes, a Universidade abrange uma das maiores comunidades de estudantes internacionais em Portugal.


As fotos mais abstratas foram elaboradas em Braga, também no norte, os galhos das árvores do Santuário do Menino Jesus misturaram-se ao por do sol incrível apreciado por todos no turístico mirante (miradouro).


A imagem do menino sentado de frente ao Rio Tejo, em preto e branco, lembra o contraste típico das ruas e estilo de vida português, calmo, literário e repleto de história. Lindo!



Outra foto bem interessante da exposição é a do cruzamento das ruas Garret e o Largo do Chiado. A foto mostra a placa em reto e branco das duas ruas, que parecem refletir uma a outra, mas que na verdade são independentes. Veja AQUI.


A Ponte Luis I, na cidade do Porto, é trazida também em preto e branco, mas com um efeito de imagem que deixa sua placa dourada na cor natural e em destaque. Veja AQUI.


Além de quadros decorativos, as fotos foram transformadas em artigos como lindas almofadas e imãs.


Clique nas almofadas para vê-las no site da UrbanArts.




Veja toda a série fotográfica na galeria online da UrbanArts --- AQUI.







Mais Posts Sobre Portugal:



conheça o Pudim do Abade da Chef Marlene Vieira - em nosso post sobre "Os melhores doces portugueses para conhecer em sua próxima Viagem"











bottom of page