top of page
  • Foto do escritor@paespelomundo

Gonçalves em Minas Gerais: o que fazer num Tour Gastronômico pela Serra da Mantiqueira


A convite do clube de assinaturas Mantiqueirias, fomos conhecer produtos e produtores da Serra da Mantiqueira nessa viagem Gastronômica repleta de segredos de Minas Gerais.



Patty e Thiago brindando com cerveja cada um de um lado do balcão
Patty leone e Thiago Paes na Zalaz Fazenda Santa Terezinha – foto @lucasramosmendes

Azeites, Queijos, Cogumelos, Trutas, Doce de Leite, Cervejas e muitas outros sabores típicos do sul de Minas fizeram parte do roteiro especialmente elaborado para nos receber.


Foi uma viagem transformadora não só pelos sabores da região, mas também pelas histórias das pessoas que produzem comida de verdade, de qualidade, natural, repleta de significados importantes para a nossa vida. Falávamos a todo instante sobre qualidade de vida e saúde. Colhemos cogumelos, andamos pelas oliveiras que produzem os azeites que provamos, conhecemos o processo de fabricação dos queijos que comemos, e o melhor acompanhados do produtor, do chef de cozinha, do curador que leva esses produtos daqui para outros estados.



mesa vista de cima com quitutes e azeites
Degustação de Azeites na Oliq – foto @paespelomundo


A partir da cidade de Gonçalves, que se prepara para o Festival Gastronômico (de 5 de novembro a 5 de dezembro/2021), vivemos experiências peculiares como um jantar voltado a alimentação paleolítica, degustação de drinks finalizados com azeites, entre outras.

prato branco com costelinha e pure
Costelinha com barbecue de goiabada, purê de mandioquinha e couve crocante do Restaurante Sauá (Chef Vitor Pompeu) – foto @paespelomundo



Entre os locais selecionados para conhecermos: Oliq Azeites, Queijo do Baú, Zalaz Gastronomia, Armazém São Bento, Senhora das Especiarias, restaurante Sauá, Paleobergue, Casa dos Cogumelos, Chalezinho Gastrobar, restaurante Flor de Zucca, entre outros.


Degustação de drinks finalizados com Azeites – foto @paespelomundo


Além da culinária local, também pudemos aproveitar o melhor da hotelaria da cidade de Gonçalves. Ficamos hospedados nas pousadas Vida Verde, Bicho do Mato e Espelho d’água, todas com um visual lindo da serra da Mantiqueira.



Chalezinho Gastrobar


Entre os passeios, conhecemos a serra da Balança com a @mantiqueiraecoturismo e a @trembao4x4, além de no centro da cidade visitarmos artesãos e o comércio local.


Na Mantiqueira tem muitos produtores, muita gente que transforma alimentos, que cultiva, que colhe, e me interessou contar essas histórias. Como clube, todos os meses eu entrego uma caixa com 5 ou 6 produtos, são 5 ou 6 histórias muito bonitas, como jornalista, eu fico muito feliz de contar essas histórias. Ressalta Adrian Alexandri, criador do clube Mantiqueirias. (@mantiqueirias)


“Cada cerveja, queijo, tudo tem uma história. É bem diferente quando a gente vê o valor do trabalho. É uma volta à infância, aos sabores, aromas que a gente já viveu. Foi isso que a gente veio encontrar aqui.” recorda Patty Leone




Rose Mendes em Fazenda Queijo do Baú


“Foi uma surpresa muito grande ver como a cidade está preparada para receber os turistas e oferecer os atrativos da região. Outra coisa interessante é a excelência: azeites entre os melhores do mundo, cafés premiados.” pontua Lucas Mendes. “Gostei muito do atendimento, as pessoas são super queridas, atenciosas, compartilham as histórias da vida com a gente, vou levar isso pra minha vida também” acrescenta Rose





“Eu resumiria em três palavras: preocupação com excelência. A gente está num lugar que além de ser bonito, tem toda essa preocupação com a alimentação saudável”. resume Rogério Enachev.



Rogério Enachev e Fabricio Almeida – Zalaz Gastronomia



Gonçalves é atualmente um dos polos turísticos em forte desenvolvimento na Serra da Mantiqueira, fazendo parte do circuito turístico Serras Verdes do Sul de Minas. limita-se com os municípios de Paraisópolis a oeste e norte, São Bento do Sapucaí a leste, Sapucaí-Mirim a sul e Camanducaia a sudoeste.





Seu acesso principal é a estrada AMG-1930, que liga a sede do município à MG-173, rodovia que dá acesso, ao sul, ao Vale do Paraíba, Via Dutra e São Paulo e, ao norte, a Itajubá e Pouso Alegre pela BR-459, e a São Paulo e Belo Horizonte pela Rodovia Fernão Dias.



Serra da Balança – foto @lucasramosmendes




Lucas Ramos Mendes em Casa dos Cogumelos

O Mantiqueirias é um clube de assinaturas, onde o cliente recebe uma caixa com produtos da Mantiqueira, selecionados a partir da curadoria do Adrian Alexandri, que mora na região e se dedica a conhecer os produtores e contar suas histórias.



Sobremesa romeu e julieta do Flor de Zucca




assista aos vídeos:






Komentarai


bottom of page