Psicóloga lista 12 formas de manter o equilíbrio em momentos de crise

Atualizado: Jun 4

AJUDA PSICOLÓGICA


**Toks para se Tocar

Sou Psicóloga e por me sentir tocada por este momento, por estar em contato com algumas pessoas, já apresentando quadros de pânico, resolvi trazer alguns toks (dicas) que podem ajudar a enfrentar este “tempo difícil/turbulento” que tem, como carro chefe, a presença do caos.


Para lidar com este tipo de situação,será necessário estabelecer conexão mais íntima consigo mesmo/a para que tome consciência e faça a sua parte, na tentativa de minimizar seus efeitos.

Este tipo de vírus que está circulando por aí, em dimensões astronômicas, tem o poder e a capacidade de abalar estruturas e bases emocionais.


A apreensão e o medo são  legítimos, são reais.


Até mesmo uma leve ansiedade pode estar presente, já que o desconhecido se apresenta de forma assustadora trazendo uma nova ordem. Dá medo mesmo! Tem razão para isto!!

No entanto, se estiver fragilizado/a, estressado/a ou mais amedrontado/a pode se tornar presa fácil!


O medo, poderoso que é, te atira para dentro de si mesmo/a fazendo com que crie fantasmas (eles produzem vírus invasivos=emoções/pensamentos acelerados e desgovernados) ou tire seus antigos do baú. Quando isto acontece, certamente sentirá que pode perder ou já esta perdendo o autocontrole. Ao chegar a este ponto a ansiedade atinge seu pico máximo, se alia ao medo gerando o Pânico.

Acredite que é possível, com a tomada de consciência e alguns cuidados manter o equilíbrio e não chegar a extremos.




***Vamos então aos Toks

1 - Dedique um instante do seu tempo para se perguntar/identificar, sobre o tipo de efeito que este cenário, onde tudo é incerto , que acena com a presença da morte esta causando em você.


2 - Observe como esta lidando com este caos (futuro incerto) que se aproxima velozmente. Veja e perceba como ele te afeta, repare em suas ações...elas são reveladoras. Não perca de vista que tão importante quanto o que se sente é o que se faz com o que sente.


3 - Preste atenção sobre como age frente a esta avalanche de informações sobre este vírus que transita livremente, sendo transmitido sem controle.



4 - Fique atento/a e tenha cuidado para tentar não antecipar o que virá. Viva um dia de cada vez!


5 - Quando a “fantasia” começar a correr solta, te colocando de cara com seus fantasmas, “converse” consigo mesmo/a buscando e trazendo dados de realidade. Tirar os sapatos e esfregar os pés no chão ajuda!



6 - Lembre que é importante se informar, mas é desastroso a overdose de notícias. Nenhum tipo de overdose é bom!


7 - Tente encontrar respostas mais criativas para este momento. Abra espaço para fazer o que gosta, que traga prazer, que alivie a tensão pois isto , com certeza, ajuda a manter sua “saúde” emocional.


8 - Dedique um momento do seu dia a algo que aquiete sua mente e tranquilize seu coração ( uma música, um filme, uma série, dançar, jogos eletrônicos e até mesmo fazer piada). Pode descontrair, o que não pode é negligenciar.



9 - Como a impotência está super presente, procure fazer aquilo que pode por você e pelo outro, pois assim resgata e coloca sua potência em ação.


10 - Avalie com cautela riscos que vale a pena correr, que escolhas vai fazer e que realidade vai viver. A responsabilidade é sua!!!


11 - Tenha sempre em mente que nada dura para sempre.


12 - Exercícios e práticas de respiração são de grande ajuda (tem vários vídeos na internet)



Caso sua ansiedade atinja patamares insustentáveis, procure a ajuda de um profissional.


Força a todos nós,estamos juntos no mesmo barco!

Se achar que estes toks podem ajudar por favor repassem.

Vamos fazer uma corrente do bem.


Thanya Jacob


Psicóloga/Psicodramatista

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