top of page

Características geográficas contribuem para a complexidade dos whiskies single malts

  • Foto do escritor: @paespelomundo
    @paespelomundo
  • há 21 horas
  • 3 min de leitura

Com mais de dois séculos de história, The Macallan destaca como clima, solo e altitude moldam o perfil de suas expressões.



ree

A identidade de um whisky vai além do tempo de maturação em barris. Assim como no mundo do vinho, fatores como região e seus respectivos microclimas, com pressão, umidade e temperatura característicos influenciam diretamente o aroma, a textura e até o sabor da bebida.



Essa relação ganha destaque em regiões com forte herança na produção de single malts, como as Highlands da Escócia, região que abriga algumas das destilarias mais respeitadas do mundo, entre elas, a The Macallan, fundada em 1824. A água mineral da região, o clima estável e o conhecimento acumulado por gerações são ingredientes invisíveis, mas essenciais, na construção do perfil sensorial dos whiskies.



O ambiente tem impacto direto no resultado final do single malt. Em climas frios e úmidos, como o escocês, a maturação é mais lenta e controlada, favorecendo suavidade e complexidade. Já em regiões quentes e secas, a evaporação é maior e a extração da madeira acontece de forma acelerada. "Nesses locais, um whisky pode atingir perfil sensorial similar a um escocês de 12 anos em um período menor. A diferença, no entanto, está no tipo de complexidade que esse tempo proporciona, já que o clima frio permite o surgimento de camadas de sabor, cor e aroma mais sutis e equilibradas. Por isso, na destilaria da The Macallan, o tempo é um ingrediente essencial", explica Gianpaolo Morselli, Brand Ambassador da The Macallan.



Outros fatores como altitude e a posição dos barris nos armazéns também interferem: locais mais altos e quentes tendem a acelerar o envelhecimento, o que reforça a importância das condições estáveis para um resultado mais refinado.



Essa conexão entre território e sabor também está presente na comunicação da marca. A nova identidade visual da The Macallan, aplicada às coleções Double Cask, Sherry Oak e Colour Collection, foi desenvolvida pelo designer David Carson para destacar os vínculos com a origem. O design faz referência à arquitetura da destilaria, ao relevo escocês e ao papel dos barris de vinho Jerez no processo de maturação.



“Em um cenário de consumo mais atento e seletivo, inclusive em países de clima quente como o Brasil, o interesse por bebidas com perfil de sabor característico de uma região específica, e produção cuidadosa e sustentável só cresce. A autenticidade sensorial também envolve saber de onde o produto veio e o que ele representa”, reforça Morselli.


Segundo a The Business Research Company, o mercado global de whisky deve alcançar US$ 85,6 bilhões de faturamento até 2029, com crescimento médio anual de 4,6%. A expansão é impulsionada pela valorização de edições limitadas, experiências digitais e histórias com significado cultural.



"Essas tendências reforçam o papel de destilarias como The Macallan, que combina maestria, origem, tradição e uma grande diversidade de sabores, oferecendo ao consumidor escolhas que vão além do consumo e se conectam com o propósito", finaliza o especialista.

Sobre The Macallan



The Macallan é renomada mundialmente por seus extraordinários whiskies single malt. Dois séculos se passaram desde que Alexander Reid, fundador da The Macallan, destilou o primeiro lote de whisky em seus alambiques curiosamente pequenos em Highlands Escócia, em 1824, iniciando o extraordinário legado do whisky escocês single malt.



A obsessão pela qualidade e pela maestria é a marca registrada de The Macallan. A qualidade excepcional e o caráter distintivo de cada whisky são influenciados por excepcionais barris de carvalho previamente envelhecidos em vinho Jerez - um compromisso com a cor natural fundamentado na excelência e no uso de madeiras centenárias na confecção dos barris, algo inédito na indústria de whisky. Projetada por arquitetos internacionalmente aclamados, a Destilaria Macallan está localizada em uma bela propriedade de 200 hectares, e se inspira nas antigas colinas escocesas ao redor.



Os últimos 200 anos foram um prólogo para tudo o que ainda está por vir. É uma jornada através do tempo. Este é The Macallan, 200 anos jovem. Elaborado sem concessões.



Por favor, aprecie The Macallan com responsabilidade.



Para mais informações, visite

bottom of page