top of page
  • Admin

Confira as Fotos e como foi o Seminário que discutiu parcerias e trajetórias de sucesso no Turismo

Com o mote de que "Um oportunidade muda a vida das pessoas" o Seminário de Turismo Gastronômico e Hotelaria idealizado e conduzido pelo apresentador e produtor de conteúdo Thiago Paes levou grandes nomes da área a discutir projetos e parcerias que foram sucesso em suas trajetórias.



O evento iniciou com uma homenagem ao empresário Beto Madalosso e a Thiago Paes feita pelas empresárias da panificadora Cantinho Sabor Pani que no início da pandemia viveram momentos de aflição ao fechar seu negócio. Foi quando o Beto e, logo após Thiago usaram o instagram para ajudar as empresárias que venderam parte do estoque em um único dia. O restante foi adquirido pelo Paes, que comprou tudo, possibilitando que a empresa fechasse por algumas semanas.


Após a homenagem, a presidente do Instituto de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra fez a abertura oficial, trazendo o histórico de celebrações culturais que fazem parte do calendário turístico da cidade. Além disso, lançou no Seminário o vídeo da nova campanha de promoção turística de Curitiba, um dos mais lindos dos últimos anos.


A segunda palestra foi apresentada por Miler Bairros, gerente geral do Hotel LK Design - que levantou números e estáticas desse que é um empreendimento inovador em Florianópolis. Além disso, Bairros, que é diretor de marketing do Convention Florianópolis, fez elogios a campanha de Curitiba apresentada por Turra na palestra anterior. O case LK Design foi um dos pontos altos da discussão sobre hotelaria no Seminário levantando várias perguntas do público.


O primeiro painel com o Tema Chefs, e a humanização da gastronomia, teve a interação dos convidados: Beto Madalosso, Felipe Silva e Rui Morschel, que fizeram uma análise a respeito dos produtos regionais, da expansão de marcas, além de contarem detalhes de suas trajetórias empreendedoras. Rui ainda lançou campanha para que bares e restaurantes sirvam gratuitamente um petisco de pinhão ao estilo das tapas espanholas, experiência que viveu recentemente no caminho de Santiago.


No painel empreendedorismo, Patrícia Albanez esteve juntamente com o CEO do Centro Europeu Ronaldo Cavalheri e o diretor acadêmico também do Centro Europeu Rogério Gobbi. O assunto um dos mais perguntados pelo público foi sobre os desafios de empreender, a resiliência, e os pontos fortes a serem enfrentados por novos empreendedores da área. Albanez ainda trouxe uma lista das principais características de sucesso dos novos empreendimentos, e falou também sobre Curitiba como um destino inteligente.


A tarde, o painel Roteiros Turísticos e Gastronômicos contou com a participação do hoteleiro Diego Tulio, do Villa do Vale Boutique hotel em Blumenau, a representante da Escola de Turismo de Curitiba Grecia Correa e a representante da Serra Verde Express, Lucelli Amaral, que contou como são feitas as parcerias que levam aos trens temáticos. Um sucesso de décadas, mas que nem sempre foi assim. Lucelli contou sobre as diversas vezes que o trem teve prejuízos e quão importante foi a persistência para colher os frutos de hoje.


No painel Associações, o presidente da Abrasel Luis fernando Menuci, o representante da ABAV/PR Gilson e o hoteleiro e conselheiro do Convention Curitiba Fernando Kanbara falaram sobre o papel das associações. Kanbara lembrou que os grandes eventos atraídos para acontecerem na cidade impactam diretamente no turismo e na gastronomia e que é um trabalho que leva anos para acontecer. Um evento pode ser organizado por 2, 3, 4 anos ou até mais. É preciso organização e fortalecer parceiros. O presidente da Abrasel, Luis Fernando Menuci, enfatizou que a entidade é apolítica e que não se deixa influenciar por qualquer partido político ou governo, colocando a frente dessas questões os interesses legítimos dos associados.


No painel Comunicação Dirigida, a colunista do jornal Estado de Minas, Isabella Ricci, lembrou o investimento em promoção turística que a região de Brumadinho-MG vem fazendo por meio de diversas ações, e ainda a necessidade de capacitação dos empresários e não só dos funcionários. Falou portanto do trabalho da Contentur em levar empresários para vivenciar questões do dia dia dos empreendedores da Serra Gaucha juntamente com a Festuris. Já a representante do BomGourmet, caderno da Gazeta do Povo, Andrea Sorgenfrei, contou sobre as diversas parcerias de sucesso que a empresa vem realizando como os Igloos juntamente com o shopping Mueller, além da importância nacional que o prêmio BomGourmet vem alcançando, tudo por meio da credibilidade e da curadoria cautelosa que exercem. A assessora de Imprensa Thabata Martin contou como iniciou seu trabalho de posicionamento de bares, restaurantes e empreendimentos turísticos com o Hotel Pestana, Novotel e outros em Curitiba.



Por fim, o painel Marketing de Influência teve a participação das influenciadoras Caroline Grimm, Mariah Luz, e do idealizador do evento, Thiago Paes, que tiveram a oportunidade de falar como criaram suas comunidades no instagram, além das polêmicas questões sobre monetização desse trabalho virtual. Thiago destacou como o marketing de muitas empresas ainda é mal utilizado e é preciso conhecer melhor os resultados com criadores de conteúdo, que não deve se pautar em números de seguidores e sim na qualidade do que é apresentado.


Os painéis foram mediados pela jornalista Joyce Carvalho, a empresária e agente de viagens Raquel Pazini e o apresentador Thiago Paes


no intervalo o patrocinador Centro Europeu distribuiu Macarrons para todos os participantes, acompanhado do outro patrocinador Super Sucos que durante todo o dia distribuiu sucos variados para o público. E ainda a Mili papéis com diversos brindes. Um sucesso!


segue fotos do evento:




bottom of page