O projeto VOAR MAIS da ABEAR em parceria com a FORNATUR promove destinos e experiências, além de informar sobre voos e aeroportos
Em mais uma edição do programa VOAR MAIS, a Abear – Associação Brasileira das Empresas Aéreas e Fornatur – Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo levaram em julho/23 criadores de conteúdo para o Distrito Federal para conhecerem e divulgarem tradicionais e novos atrativos turísticos da região.
Os profissionais do turismo foram recebidos pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF), e já no primeiro encontro com a cidade, na Torre de TV, onde também fica o restaurante Mezanino, receberam os boas-vindas do secretário Cristiano Araújo, e da presidente da Abear, Jurema Monteiro.
“Esse é um programa muito especial para a ABEAR. A associação completou 10 anos ano passado. A gente tem feito ao longo desses anos um trabalho consistente de traduzir o setor aéreo para a sociedade, criar pontes e diálogos para desenvolver políticas que ajudem nossas empresas a operar mais e melhor. Durante a pandemia vivemos o momento mais difícil da aviação no mundo. Em determinado momento a gente entendeu que precisávamos construir um programa que desse de novo a confiança das pessoas a voltar a voar. A parceria com os criadores de conteúdo faz todo o sentido.” Explica Jurema
Segundo o secretário de turismo do DF “É fundamental essa parceria, de sucesso, já estamos muito satisfeitos em participar. São 3 dias intensos que vão mostrar uma cidade de entretenimento, de gastronomia, de eventos” resumiu Cristiano Araújo. O programa está na segunda edição e esse ano conta com todos os estados e o Distrito federal.
Na programação, um tour guiado pelas obras mais emblemáticas que traduzem a construção da cidade, como a Catedral, o Congresso, Itamaraty, Palácio do Planalto, e ainda um passeio pelos vãos livres dos prédios que são públicos e marcam a assinatura dos arquitetos Oscar Niemeyer e Lúcio Costa.
Brasília é cantada em verso nas músicas do Djavan, Caetano Veloso, Legião Urbana, na prosa de Cecília Meireles e estampada em traços e cores nas obras de Athos Bulcão, de Di Cavalcanti e do próprio Niemeyer. E nada disso ficou de fora da programação elaborada pela Setur-DF.
A Guia de Turismo Maria José, do @brasiliacommaria, que acompanhou os criadores de conteúdo no primeiro dia de visita à cidade, conta como diferentes personalidades e anônimos vão a Capital Federal por diversos interesses e se encantam pela arquitetura da cidade. “Um arquiteto do Iêmen sonhava em visitar Brasília, e fez todo o esforço possível para vir em 2010, e quando ele chegou aqui, eu vi, ele derramou lágrimas, ele disse que era uma grande obra da humanidade. E isso me emocionou bastante” lembra Maria José.
Além das obras arquitetônicas e cartões postais da cidade, os criadores de conteúdo conheceram o novo Balancéu (@balanceu.bsb), um balanço de frente para o cerrado onde é possível apreciar um lindo pôr do sol; o piquenique no Jardim Botânico; além de um tour pela gastronomia turística da cidade como no Mané Mercado.
Entre as experiências, um jantar numa das obras de Niemeyer. Na Flor do Cerrado, o Trust Gastronomia, montou um restaurante temporário no alto do monumento, que também é a Torre Digital da cidade proporcionando um momento marcante na memória dos turistas profissionais. Outra atividade registrada pelos criadores de conteúdo foi a visita a vinícola Villa Triacca, que marca a crescente região de vitivinicultura do cerrado.
Ainda segundo a presidente da Abear, Jurema Monteiro, os criadores de conteúdo têm um papel fundamental no diálogo com o público final. Além de uma conversa com o Trade, com o governo, a instituição precisa falar com o consumidor, e de uma forma simples sobre um setor tão complexo como é a aviação e a tradução desses profissionais é fundamental nesse processo.
Comments