top of page

Café no Jardim Botânico e Novos Atrativos Turísticos do Distrito Federal

Foto do escritor: @paespelomundo@paespelomundo

O projeto VOAR MAIS da ABEAR em parceria com a FORNATUR promove destinos e experiências, além de informar sobre voos e aeroportos



influenciadores em turismo
Kevenin @vemcomkevin, Camila Couto @camilacouto_spotter, Flávio Fusco @ flaviofusco, Rafael castro @papodeaeroporto, Adriana Chaia @viajandocomhistoria e Thiago Paes @paespelomundo

Em mais uma edição do programa VOAR MAIS, a Abear – Associação Brasileira das Empresas Aéreas e Fornatur – Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo levaram em julho/23 criadores de conteúdo para o Distrito Federal para conhecerem e divulgarem tradicionais e novos atrativos turísticos da região.


Os profissionais do turismo foram recebidos pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF), e já no primeiro encontro com a cidade, na Torre de TV, onde também fica o restaurante Mezanino, receberam os boas-vindas do secretário Cristiano Araújo, e da presidente da Abear, Jurema Monteiro.


Esse é um programa muito especial para a ABEAR. A associação completou 10 anos ano passado. A gente tem feito ao longo desses anos um trabalho consistente de traduzir o setor aéreo para a sociedade, criar pontes e diálogos para desenvolver políticas que ajudem nossas empresas a operar mais e melhor. Durante a pandemia vivemos o momento mais difícil da aviação no mundo. Em determinado momento a gente entendeu que precisávamos construir um programa que desse de novo a confiança das pessoas a voltar a voar. A parceria com os criadores de conteúdo faz todo o sentido.” Explica Jurema

Segundo o secretário de turismo do DF “É fundamental essa parceria, de sucesso, já estamos muito satisfeitos em participar. São 3 dias intensos que vão mostrar uma cidade de entretenimento, de gastronomia, de eventos” resumiu Cristiano Araújo. O programa está na segunda edição e esse ano conta com todos os estados e o Distrito federal.


Na programação, um tour guiado pelas obras mais emblemáticas que traduzem a construção da cidade, como a Catedral, o Congresso, Itamaraty, Palácio do Planalto, e ainda um passeio pelos vãos livres dos prédios que são públicos e marcam a assinatura dos arquitetos Oscar Niemeyer e Lúcio Costa.


Brasília é cantada em verso nas músicas do Djavan, Caetano Veloso, Legião Urbana, na prosa de Cecília Meireles e estampada em traços e cores nas obras de Athos Bulcão, de Di Cavalcanti e do próprio Niemeyer. E nada disso ficou de fora da programação elaborada pela Setur-DF.


guia de turismo em Brasília
Maria José – Professora e Guia de Turismo @brasiliacommaria


A Guia de Turismo Maria José, do @brasiliacommaria, que acompanhou os criadores de conteúdo no primeiro dia de visita à cidade, conta como diferentes personalidades e anônimos vão a Capital Federal por diversos interesses e se encantam pela arquitetura da cidade. “Um arquiteto do Iêmen sonhava em visitar Brasília, e fez todo o esforço possível para vir em 2010, e quando ele chegou aqui, eu vi, ele derramou lágrimas, ele disse que era uma grande obra da humanidade. E isso me emocionou bastante” lembra Maria José.


Além das obras arquitetônicas e cartões postais da cidade, os criadores de conteúdo conheceram o novo Balancéu (@balanceu.bsb), um balanço de frente para o cerrado onde é possível apreciar um lindo pôr do sol; o piquenique no Jardim Botânico; além de um tour pela gastronomia turística da cidade como no Mané Mercado.



café da manhã Jardim Botânico
Jardim Botânico

Entre as experiências, um jantar numa das obras de Niemeyer. Na Flor do Cerrado, o Trust Gastronomia, montou um restaurante temporário no alto do monumento, que também é a Torre Digital da cidade proporcionando um momento marcante na memória dos turistas profissionais. Outra atividade registrada pelos criadores de conteúdo foi a visita a vinícola Villa Triacca, que marca a crescente região de vitivinicultura do cerrado.



Ainda segundo a presidente da Abear, Jurema Monteiro, os criadores de conteúdo têm um papel fundamental no diálogo com o público final. Além de uma conversa com o Trade, com o governo, a instituição precisa falar com o consumidor, e de uma forma simples sobre um setor tão complexo como é a aviação e a tradução desses profissionais é fundamental nesse processo.





Comentarios


bottom of page