top of page
  • Foto do escritor@paespelomundo

Os 10 motivos por que viajei em grupo para a Índia

Há destinos que é só escolher um bom hotel, bem localizado, e aproveitar as surpresas que o lugar tem a oferecer. E outros que é preciso ser conduzido por sua magia, seus encantos, sua hospitalidade. A Índia é um desses destinos surpreendentes que vai se mostrando aos poucos, e, ser levado por quem conhece as nuances do país é primordial para uma experiência de viagem transformadora.


Elegi 10 motivos pelos quais eu escolhi ser conduzido por esse país encantador, repleto de espiritualidade e que não esconde suas mais viscerais contradições.




1. OS TRAMITES ALFANDEGÁRIOS E DOCUMENTAÇÃO


Antes mesmo de embarcar, a Índia é um destino que requer certa atenção a alguns detalhes como a solicitação de visto; vacina de febre amarela em dia; além de vários detalhes na apresentação de documentos. Antes de entrar em aeroportos, por exemplo, é preciso estar com documentos e passagens em mãos, caso contrário nem entra.


Em nosso grupo, tivemos assistência a todo momento para suprir essas peculiaridades locais, bem como era a Govinda Turismo quem providenciava tudo e agilizava esse processo, o que facilitava totalmente nossos trâmites e principalmente nosso horário de chegada nos aeroportos.




2. O INGLÊS É DIFÍCIL DE ENTENDER


Na Índia existem 121 línguas. É claro que o turista só precisa saber falar inglês, mas mesmo assim, muitas vezes, é difícil de entender o inglês indiano.


Estar em grupo facilitava bastante em certos momentos nos quais precisávamos tirar dúvidas, desde as mais simples até as mais complexas. Em nosso grupo com a Govinda, fomos conduzidos pelo Mohan, que é indiano, deixando tudo mais fácil de entender.










3. A ESCOLHA DOS HOTÉIS


Cidades grandes na Índia possuem vários hotéis de redes internacionais conhecidas, mas em cidades menores nos deparamos com hotéis de redes locais e certo desconhecimento sobre a qualidade da hospedagem.



A escolha da hospedagem não é tarefa fácil, pois um hotel pode mudar seu aspecto de uma estação para outra e até mesmo de categoria.


A vantagem em termos viajado com o grupo da Govinda foi também o fato de que eles conheciam bem os hotéis, por estarem sempre levando grupos para diferentes regiões da Índia, o que facilitava essa escolha.


Mesmo assim, ainda nos surpreendemos com a falta de padrão de alguns hotéis em cidades que não possuíam redes internacionais.




4. FACILIDADE EM SE LOCOMOVER NAS CIDADES


Viajar em grupo facilita os translados pela cidade. Estávamos sempre acompanhados pela Govinda Turismo, e em todos os momentos embarcamos e desembarcamos em frente as atrações que buscávamos, facilitando nossa entrada nos templos, nas atrações turísticas, bem como guardando nossos pertences.



Isso parece bobagem, mas faz muita diferença quando se tem pouco tempo para aproveitar o melhor da cidade.


5. SEGURANÇA


A Índia é um país com mais de 1 bilhão de habitantes. Em quaisquer horários víamos pessoas caminhando pelas ruas. É realmente intrigante ver tanta gente assim.


Estar em grupo de certa forma nos protegia quanto a lugares desconhecidos, e também por estarmos sempre em mais pessoas (4, 5, 6) quando chegávamos num restaurante, café, ou simplesmente andando nas ruas.


Não nos preocupávamos com malas, com certos pagamentos ou gorjetas, o que nos deixava mais relaxados e protegidos.





6. FAZER AMIGOS


Uma viagem em grupo é portanto uma viagem para fazer amigos, conhecer suas histórias...


Você está do outro lado do mundo e ao mesmo tempo com uma colega de Goiás, de São Paulo, de Salvador, do Ceará. Não há nada melhor, longe de casa, do que estar entre amigos.


Além disso por muitas vezes recebi dicas do que comer num restaurante ou do que fazer em tardes livres das pessoas do grupo, o que deixa a viagem mais assertiva.







7. VOCÊ DESPREOCUPADO E RELAXADO


Diferentemente de outras viagens com parentes em que eu ficava responsável por tudo em um lugar que eu não conhecia, desta vez me deixei ser levado pela programação do grupo e por tudo que a Govinda Turismo tinha a me oferecer.



Muitas vezes eu acordava e não sabia nada o que ia acontecer no dia, apenas acordava no horário combinado e estava tudo organizado para que meu dia fosse o mais proveitoso e completo possível.


Isso é realmente relaxante!




8. ORÇAMENTO PRE-ORGANIZADO E COMPRAS


Uma das principais dúvidas que temos ao organizar uma viagem é quanto vamos gastar. Quando estamos fora de casa, pagamos por tudo. Ter, portanto, um orçamento de viagem pre-organizado facilita em nossas contas.


Cartão de crédito em muitos lugares não é aceito. Era preciso prestar sempre atenção para não se equivocar em relação aos pagamentos em dinheiro (rúpias).


O auxílio da Govinda no câmbio foi fundamental para que pudéssemos utilizar da melhor forma o dinheiro local.


Além de organizar da melhor forma os pagamentos da própria viagem, a Govinda ainda nos indicou os melhores lugares para compras, facilitando não comprarmos por impulso em lugares que não valia a pena.




9. ALIMENTAÇÃO


A comida indiana é deliciosa, saborosa, mas também apimentada e diferente. Quase sempre era preciso perguntar o que seria aquele molho ou aquele bolinho. Tirar dúvidas com o pessoal da Govinda facilitava imensamente na escolha de nossos pratos.



A comida é realmente bem peculiar. Não dá para imaginar a quantidade de pratos que eles fazem com uma infinidade de temperos. E como os nomes são bem estranhos, muitas vezes perguntávamos a mesma coisa sobre os mesmos pratos.


Estar em grupo nos facilitou bastante conhecer pratos diferentes, por meio da opinião e sugestão de nossas colegas.



10. CONHECER A HISTÓRIA ATRAVÉS DO OLHAR OCIDENTAL DE UMA BRASILEIRA NA ÍNDIA


A Rebeca (Govinda Turismo) tem um olhar muito particular sobre a Índia. Casada com um indiano, morando metade do ano no Brasil e metade na Índia, consegue traduzir de forma natural e pontual os mistérios desse país de história milenar.



Ainda que não seja ela que muitas vezes quem guia o grupo, o seu olhar sobre a cultura indiana é revelado pela escolha do roteiro, dos passeios, das atrações. É sem dúvidas um programa de imersão na Índia à brasileira.





bottom of page