top of page

Segunda do Ossobuco no restaurante Avenida Paulista em duas versões “alla milanese” ou com polenta cremosa

  • Foto do escritor: @paespelomundo
    @paespelomundo
  • 24 de nov.
  • 2 min de leitura

Prato se tornou preferido entre jornalistas e influenciadores da gastronomia curitibana


 

ree

Ossobuco com polenta cremosa (foto: @paespelomundo)


Símbolo da culinária italiana, em especial do norte do país, o Ossobuco alla milanese é daqueles pratos confortáveis e cheios de sabor. O nome vem de osso buco — “osso com buraco” — referência ao osso do músculo da perna traseira do boi (o jarrete), que contém tutano. No século XX, com a imigração italiana, o prato se espalhou para a América do Sul, Estados Unidos e Europa ocidental, ganhando variações com tomate, vinho e diferentes ervas. O restaurante Avenida Paulista, referência em culinária italiana em Curitiba, traz sua versão de ossobuco com sabores bem latinos, marcantes e intensos.


A proposta é do chef Well Ferreira que está há quase 2 anos na casa. Paraense, o chef passou por diversas cozinhas de nacionalidades diferentes e profissionais que lhe trouxeram grande aprendizado como o premiado Kazuo Harada, Ana Daleffe (Telhado de Paris), entre outros. No Avenida Paulista vem fazendo história com temperos intensos sobre clássicos italianos.



A Segunda do Ossobuco no Avenida Paulista veio da preferência de jornalistas e influenciadores que no almoço, ao longo de meses, vêm provando os novos pratos do restaurante. Nomes que são referência na gastronomia curitibana como puderam provar o clássico ossobuco italiano nas duas versões: à milanese e com a polenta cremosa.


No Brasil, consolidou-se uma culinária ítalo-brasileira própria


Assim como o galeto com polenta, a combinação ossobuco + polenta tornou-se “tradicional” no Brasil porque se harmoniza com preparos de cocção lenta; usa ingredientes locais acessíveis; cria um prato de conforto, e bem aceito principalmente no sul do país.


Waline Piper, Mada Pereira, Brenda Iung, Débora e Dani (foto: @paespelomundo)
Waline Piper, Mada Pereira, Brenda Iung, Débora e Dani (foto: @paespelomundo)



Além do ossobuco, o cardápio do Avenida Paulista conta com pratos como nhoque, mignon, costela, stinco de cordeiro, todos com o diferencial da finalização no forno a lenha, o que deixa uma textura mais crocante por fora e suculento por dentro.


Há 23 anos o Avenida Paulista é reconhecido como uma das melhores pizzas da cidade. Recentemente ganhou o prêmio Abrasel reiterando tal reconhecimento. A casa é referência também entre os turistas que visitam Curitiba e procuram por pratos clássicos com execução mais contemporânea, tornamdo-se rota do turismo urbano e gastronômico da cidade.


Vinicius D ‘Agostin, Chef Well Ferreira, Mary Schaffer, Simone Meireles, Thiago Paes e Iuri (foto: @paespelomundo)
Vinicius D ‘Agostin, Chef Well Ferreira, Mary Schaffer, Simone Meireles, Thiago Paes e Iuri (foto: @paespelomundo)


Os pratos saem entre R$70 e R$90 reais, e o restaurante está aberto diariamente para almoço de 11:45h às 14:30h e a sábado e domingo das 11:45 as 15h de domingo a quinta 18h a 00:00 e sexta e sábado das 18h.


A Segunda do Ossobuco é uma forma de se deliciar com esse e outros pratos clássicos do Avenida Paulista. Mas esse e outros pratos estão disponíveis durante toda a semana. Dica: comece por um drink do lindo bar na entrada, quem sabe à base de manjericão, e termine com uma das sobremesas deliciosas também finalizadas à lenha, como os petit gateau de vários sabores, tiramissu (servido na xícara), ou ainda o brownie com doce de leite e sorvete de creme.



MAIS FOTOS:




CONFIRA NO YOUTUBE:



Comentários


bottom of page