top of page
  • Foto do escritor@paespelomundo

A gastronomia criativa do ASU Restaurante em Curitiba

Fazia algum tempo que eu queria conhecer o ASU. Num dos lugares gastronômicos mais badalados de Curitiba, no cruzamento entre a Alameda Augusto Stellfeld e a Prudente de Moraes, o restaurante de linda arquitetura contemporânea traz no menu uma combinação interessante do melhor da culinária internacional.


equipe do restaurante ASU em Curitiba, todos de avental beje e roua preta por baixo.
equipe ASU Restaurante - foto@paespelomundo

O novo menu degustação em 9 etapas vai de snacks de entrada como o peixe com crocante de quinoa e alga kombu a sobremesas inisitadas, passando pelo tradicional chawan mushi (como um pudim salgado), ou os pães da casa, com destaque para a perfeita foccacia… tudo vai nos levando para uma experiência gastronômica repleta de influências de imigração.




Na sequência, uma generosa fatia de peito de pato perfeitamente servida, acompanhada de legumes na brasa. E ainda os mexilhões delicadamente servidos com polenta, ou também o peixe ao molho de vongole.


No menu criativo do chef Danilo Takigawa @danilo.takigawa as sobremesas me chamaram atenção.


prato fundo preto. com sorevete verde de abacate com gaspacho de pepino caldo verde
Sorvete de avocado com gaspacho de pepino e chocolate branco - foto@paespelomundo

Sorvete de avocado com gaspacho de pepino e chocolate branco. Para mim, um dos pontos altos da noite. Ou ainda o creme de banana com mousse de chocolate e pimenta coreana, e azeite de manjericão.


Um menu interessante, repleto de referências da culinária oriental, italiana, espanhola, brasileira, o que me faz mais uma vez reafirmar o quanto Curitiba tem como culinária típica a miscigenação étnica de imigração.


dois potinhos no centro com entradinhas do menu degustação. foto: @paespelomundo.
Entrada no Menu Desgustação - foto: @paespelomundo

E pra acompanhar tudo isso, um saboroso vinho sul-africano ( na adega do ASU tem mais que pinotages), para lembrar uma viagem enogastronômica que nos rendeu uma noite de bom papo e lembranças afetivas.


Afinal, sair de casa para comer bem é viver um pouco disso… adorei ASU, parabéns!



 

Thiago Paes é editor do site PaesPeloMundo, colunista do portal UAI Turismo em parceria com os jornais Estado de Minas e Correio Braziliense. É consultor em Turismo gastronômico e está no instagram como @paespelomundo

 

Komentarze


bottom of page